12 ferramentas de produção de conteúdo: crie textos que envolvem!

Seja qual for a sua estratégia, as ferramentas de produção de conteúdo podem ser grandes aliadas para o êxito. Afinal, qualquer que seja ela, os conteúdos são tão relevantes para o seu desenvolvimento que chegam a ser chamados de “o motor do marketing”

Uma pesquisa recente aponta que cerca de 67,3% das empresas já adotaram a produção de conteúdo como parte das estratégias digitais. Ainda, sim, cerca de 56,9% daquelas que ainda não adotaram, pretendem iniciar quanto antes essa produção dada a sua importância. 

Mas que tipo de valor os conteúdos podem gerar para a sua estratégia? Será que os textos realmente podem encantar o seu público?

Para falar sobre isso, dicas e estratégias, separamos um breve conteúdo. Por isso, se você quer saber qual é a resposta por trás dessas suas perguntas, não perca tempo, pegue o seu café, sente-se e confira o material rico e fresquinho que aprontamos com muita atenção.

Vamos nessa?

Entenda o que é o conteúdo digital

Podemos definir por conteúdo on ou digital todo aquele material produzido para a internet. Ou seja, aquele desenvolvido para esse meio e divulgado na internet. Em linha gerais, ele que move o marketing, e por isso existe aquele termo “marketing de conteúdo” que é muito comentado em estratégia pela grande maioria das agências de marketing. 

Quando falamos de funil de vendas, é quase que impossível não citar o marketing de conteúdo, ou até mesmo as ferramentas para a produção de conteúdo que é uma grande realidade hoje em dia. O fato é que a grande maioria das pessoas que possuem uma certa familiaridade com o digital, sentem essa dificuldade de serem atraídas de cara por publicidades. 

Com isso, temos uma solução que é o tal do marketing de conteúdo que prepara a jornada em rumo a atração e conversão. Mas porque estamos falando sobre isso? Simples, para trabalhar com ferramentas de produção de conteúdo, é importante entender que tipo de conteúdo será gerado e em qual parte da sua estratégia ele se faz necessário. 

Dito isso, são diversos os tipos conteúdo existentes e juntos ou separados podem 

Ebook

Os ebooks são opções de conteúdos que têm uma maior retenção por trazerem uma proposta aprofundada sobre determinado tema ou nicho. Detalhe importante é que a produção de um material como esse pode ser bem mais complexa do que os demais formatos. 

Mas isso acontece justamente porque ele tem o objetivo de reter os leads e transformar em clientes. Inclusive, um bom exemplo de ebook é justamente esse que você está acompanhando a leitura agora. 

Mas, existe um ponto interessante, a maioria das empresas que distribuem ebooks em seus sites costumam pedir algum dado de contato para uma troca que seja positiva para ambas as partes. Assim, o visitante recebe o material e a empresa ganha a fonte de contato para facilitar a conversão. 

Blog post

Para uma estratégia digital esse formato conhecido como blog post é essencial. Um dos principais objetivos do formato é trazer relevância para o site com o uso de palavras-chave específicas e trabalhar o posicionamento. 

Vale destacar que um bom posicionamento é espelhado nos principais buscadores online como o Google e o Bing. Assim, aqueles visitantes que se encaixam no perfil de cliente ideal encontram o site com uma maior facilidade e conseguem adotar a jornada do consumidor o quanto antes. 

Infográficos 

Para trabalhar com ferramentas de produção de conteúdo também é necessário entender o que é e qual o objetivo dos infográficos. O grande diferencial dele para os que foram citados anteriormente é que eles trazem não somente o texto rico em informações como também completamente com imagens que facilitam o entendimento do leitor. 

Os infográficos nem sempre são usados para repassar um conteúdo como também podem ser grandes aliados para gerar leads e complementar outros tipos de conteúdos. 

Posts em redes sociais

Em seguida temos como um formato de grande relevância na atualidade os posts para redes sociais. Eles, por sua vez, são usados para diversos objetivos dentro de estratégias de marketing digital

Por exemplo, além de gerar engajamento nas próprias redes sociais, eles podem gerar tráfego no blog, divulgar a marca, fortalecer a marca e outros. 

Imagens

Na grande maioria dos tipos de conteúdo, as imagens são usadas como um complemento ou acompanhamento, principalmente na parte do audiovisual. Elas tendem a prender a atenção do usuário além de facilitar o entendimento da mensagem a ser repassada.

Outros formatos de conteúdos

Nos tópicos anteriores destacamos apenas alguns dos principais tipos de conteúdo, mas existem diversos na internet. Dentre eles, não poderíamos deixar de destacar alguns como os podcasts que são releituras da rádio com audiovisual. 

Outro tipo que é bem explorado nas ferramentas de produção de conteúdo são as apresentações de slides que prendem a atenção dos espectadores e facilitam a interação do público. 

Por fim, temos o formato de vídeo que permite também que os espectadores participem e interajam. 

Vantagens de conhecer ferramentas de produção de conteúdo

Como já destacamos anteriormente, a produção de conteúdo para internet move todo o marketing. Por isso, tem sido cada vez mais comum o uso de ferramentas de produção de conteúdo. Claro, é necessário ter um certo conhecimento na área para produzir textos que encantam, prendem a atenção do cliente e vendem.

Dito isso, separamos algumas das principais vantagens do uso dessas ferramentas para a sua produção que são:

1- Melhoria no alcance da marca

Para expandir o seu negócio de forma orgânica, ou seja, sem anúncios pagos, a produção de conteúdo é a melhor receita. 

Essa estratégia permite a interação dos seus clientes e ainda assim melhoram a autoridade da marca gerando confiança. 

Por outro lado, os anúncios pagos são vistos como “invasivos” até certo ponto, diferente do marketing de conteúdo. 

2- Agregue valor para o seu público

As ferramentas de produção de conteúdo agregam valor aos seus clientes, pois permite gerar conteúdos relevantes. Ao criar uma rotina de postagens a empresa passa a ser vista não somente como uma fornecedora, pois um relacionamento é lapidado com o seu público.

Por mais que não pareça nada de mais, é justamente isso que facilita a fidelização dos clientes consideravelmente.  

3- Menor custo e mais resultados

Usar ferramentas de produção de conteúdo permite adensar com uma maior facilidade no marketing de conteúdo. Além disso, ele custa cerca de 62% menos do que o marketing 

tradicional e pode gerar até três vezes mais resultados. 

Dito isso, é notório que as empresas que investem nisso têm acesso a diversos benefícios além da economia. 

x ferramentas de produção de conteúdo

Como já destacamos, seja qual for a sua estratégia de produção de conteúdo, as ferramentas podem otimizar o tempo e melhorar a qualidade daquilo que é postado em seu site ou redes sociais. Pensando nisso, separamos uma breve lista de algumas que podem ajudar. 

1. IdeiaFinder

O IdeiaFinder é uma plataforma para estimular a criatividade na produção de conteúdo.

Ele propõe sugestões de palavras-chave com base em dados coletados dos principais motores de busca.

Isso assegura que o material desenvolvido seja relevante para o público-alvo.

2. Global Insights

O Global Insights oferece insights sobre as tendências de pesquisa em todo o mundo.

Para acessar as informações, basta selecionar os temas e locais de interesse.

Essa ferramenta é essencial para acompanhar os temas mais relevantes no momento.

3. SEO Analyzer

O SEO Analyzer é uma das ferramentas de produção de conteúdo, mas conhecida como abrangente para otimização de mecanismos de busca.

Ele avalia o desempenho dos sites e sugere temas para criação de conteúdo.

Além disso, fornece informações valiosas sobre os backlinks que aumentam a autoridade das páginas.

4. Key Insight Generator

O Key Insight Generator é uma ferramenta valiosa para criadores de conteúdo.

Ele gera ideias de palavras-chave não apenas para o Google, mas também para YouTube, Bing, Amazon, Instagram, Twitter e outras plataformas relevantes.

5. Google Search Planner

Como a ferramenta oficial do Google, o Planejador de Pesquisa fornece dados sobre volume e concorrência de palavras-chave.

Essa ferramenta é amplamente utilizada por profissionais, pois oferece dados precisos e confiáveis.

6. TitleCraft

Se você precisa de ajuda para criar títulos para seus artigos, o TitleCraft pode ser útil. Desenvolvido pelas equipes de conteúdo da Rock Content e Resultados Digitais, ele considera os termos escolhidos para sugerir construções de títulos.

7. Persona Generator

Outra ferramenta desenvolvida pela parceria entre as duas empresas mencionadas anteriormente é o Persona Generator.

Basta preencher as informações desejadas para criar um perfil de cliente ideal para o seu negócio.

Esse elemento é essencial em estratégias de marketing, pois orienta todas as etapas da produção de conteúdo.

8. Dicionário de sinônimos

Para um conteúdo de qualidade é preciso ter acesso a  ferramentas de produção de conteúdo relevantes. Para isso, indicamos o Dicionário de Sinônimos que além de ser online, sempre auxilia a evitar a repetição de palavras com alternativas coerentes. 

Experimente esse dicionário e crie textos que envolvam os seus leitores e mantenha o interesse de leitura até o fim. 

9. Google Docs

Se você ainda não conhece o Google Docs como uma das principais ferramentas de produção de conteúdo, saiba que ele é de suma importância. Isso porque ele tem um dos melhores editores de textos online e ainda facilita o armazenamento de conteúdos produzidos na nuvem. 

Além disso, é possível compartilhar conteúdos com outros ainda durante a produção para correção de dados, fatos ou coerência. 

10. Canva

Seja para a edição de imagens ou até mesmo de vídeos, o Canva é outra das mais importantes ferramentas de produção de conteúdo. Afinal, já destacamos a importância das imagens como um complemento ao texto produzido. 

11. Dicionário de Antônimos

Assim como o dicionário de sinônimos, o de antônimos é de grande importância para a produção de textos que envolvem. Com ele é possível não somente entender o que significa a palavra como também aplicar o sentido oposto para uma melhor interpretação do que foi dito. 

12. Yoast SEO

Para aqueles que possuem uma certa familiaridade com o WordPress, o Yoast SEO é um plugin muito importante para o desempenho do conteúdo nos buscadores. 

Para atender aos critérios do plugin, é necessário apenas preencher algumas solicitações como title tag, descrição e outros. Algo bem simples de usar, rápido e que faz toda diferença. 

Dicas para aplicar junto às ferramentas de produção de conteúdo

A seguir, separamos algumas dicas que são de suma importância para o processo de criação de textos que envolve. Afinal, além das ferramentas, existem diversos outros segredos e cuidados para produção de conteúdo. 

1- Saiba quem é o seu público

O simples fato de compreender a persona da sua marca, empresa ou site é essencial para a criação de conteúdos. 

Essa é a principal estratégia utilizada por redatores profissionais para focar nas soluções dos principais problemas e aumentar a conversão e relacionamento com os clientes. 

Evite a produção de textos genéricos, pois eles tendem a distanciar o público da sua marca. 

2- Organize-se 

A organização é essencial para manter a produção de conteúdo em dias. Afinal, as postagens criam uma rotina para o seu público de clientes e leads. Com organização é possível manter o tráfego sempre em dia. 

3- Estude sempre

Uma boa base de produção de conteúdo vem como consequência de muito estudo sobre temas, estratégias e escrita. Por isso, entenda que sempre é possível aprender um pouco mais para melhorar a produção de textos que envolvem.

Amplie os seus conhecimentos 

O conteúdo rico que separamos sobre ferramentas de produção de conteúdo está chegando ao fim. Mas, você não precisa parar por aqui, pois no nosso blog temos diversos outros materiais de suma importância para auxiliar toda a sua produção. 

Lembre-se que existem caminhos alternativos para empreendedores que desejam investir em produção de conteúdo, mas ainda não possuem os recursos necessários. Se você é um deles, estude o básico sobre produção de conteúdo para web e entenda as suas necessidades. 

Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de muito mais!

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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