5 Tipos de websites: quais são e como funcionam?

5 Tipos de websites: quais são e como funcionam?

Compreender os tipos de websites mais presentes no meio digital é fundamental para todo profissional que trabalha com a internet. Afina, o mundo digital vive em constante mudança e aqueles que conseguem acompanhar a grande maioria delas, tem acesso a muitas vantagens.

Se sua marca tem um site ou deseja contratar ainda esse ano, descubra quais são esses 5 tipos que dominam as páginas no Google. Para saber mais, acompanhe o breve conteúdo que separamos a seguir!

Principais tipos de websites

Blog

O blog é um dos tipos de website onde são feitas publicações recorrentes sobre conteúdos. É utilizado por empresas de todas as áreas do mercado para atrair novos clientes e nutri-los de informações sobre a marca e o assunto. 

Logo, antes do potencial consumidor da empresa acessar o site e estabelecer contato, é comum que primeiro ele acesse os conteúdos do blog. Sendo uma boa oportunidade para usar o marketing de conteúdo para dar início a um relacionamento com o cliente.

Quando uma pessoa tem dúvidas sobre um produto ou serviço que tem interesse em adquirir, é comum recorrerem aos blogs. Aumentando as chances de fechar negócio a médio e longo prazo.

Loja virtual

Lojas virtuais são comuns no mercado de e-commerce. Sendo através dessa modalidade de tipos de websites que uma empresa apresenta os seus produtos para a venda, além dos seus detalhes, detalhes técnicos e valor.

A segurança é uma parte trabalhada com atenção, pois a empresa precisa adquirir certificados chamados SSL e TLS. Garantindo transações mais seguras aos seus clientes, evitando que pessoas de má-fé realizem interceptação de dados. 

Portfólio

Pessoas e marcas podem adquirir tipos de websites como um portfólio para a divulgação de seus produtos e serviços prestados. Pois, muitas vezes um Curriculum Vitae não é o suficiente para transmitir todas as informações sobre os conhecimentos e habilidades de um possível candidato a uma vaga de emprego, por exemplo. 

Já para as empresas, o portfólio pode conter todos os melhores serviços já realizados a outros clientes. Portanto, demonstra profissionalismo para possíveis novos clientes, aumentando a chance de novos trabalhos.

Site institucional

Um site institucional é responsável por informar dados sobre a empresa, como endereço e contato, por exemplo. E ainda, precisa apresentar a logo da marca, assim como os seus produtos e/ou serviços, além de um espaço de “sobre”, informando a história da empresa.

Muitos usuários tendem a visitar o site institucional, antes de ler o blog. Trata-se, portanto, de um tráfego mais habilitado, que oferece mais chances de fechar negócio com novos clientes. 

Além disso, algo que muitos negócios já adquiriram é o uso de robôs programados para realizar o primeiro atendimento de quem acessa o site, os populares chatbots. Podendo ser usados também em blogs e lojas virtuais para responder dúvidas recorrentes dos clientes.

Site dinâmico

Os tipos de websites inicialmente, na grande maioria, eram apenas estáticos, sendo bem populares no meio acadêmico, por exemplo. Mas com a popularização da internet entre as pessoas, tornou-se necessário tornar as páginas dinâmicas. 

Logo, qualquer pessoa, até as sem experiência em HTML, podem fazer alterações sempre que desejar. Um exemplo simples de site dinâmico é o Instagram, pois se ele fosse estático, não seria possível postar fotos, vídeos e stories. 

Escolha o seu modelo de site e conte com a Sagy

Os 5 tipos de websites mais populares citados anteriormente, podem trazer grandes resultados pelo uso de mídias interativas. Por isso, se a sua empresa ainda não possui um endereço na web para captar clientes e construir a autoridade digital, não perca mais tempo.

Contate a Sagy Marketing e conte com um de nossos especialistas para escolher o tipo de website ideal para a sua marca. Impulsione a sua marca com a melhor agência de marketing digital de São Paulo!

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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