Collab no Instagram: passo a passo e dicas de como fazer

Collab no Instagram

Uma grande dúvida das marcas parceiras da Sagy tem sido como fazer collab no Instagram. Como agência de marketing, nós nos preocupamos de que nossos leads e clientes estejam sempre antenados nas principais novidades e estratégias das redes sociais, e por isso separamos esse conteúdo especial.

As collabs, ou publicações em colaboração entre dois perfis ou mais, surgem agora como uma forma de aumentar ainda mais o alcance e engajamento de um perfil ou conteúdo no Instagram.

A seguir, separamos uma breve explicação e passo a passo de como fazer a sua collab no Instagram. Continue a leitura e saiba tudo a respeito da nova funcionalidade!

Passo a passo para montar a collab no Instagram

Primeiramente, a collab é uma ferramenta que permite parcerias entre marcas ou perfis no Instagram. Mas, diferente do que muitos pensam, não se trata de uma marcação na postagem, pois na collab, os perfis mencionados aparecem como coautores. 

Além disso, é de suma importância destacar que é possível que o criador adicione a collab com até 4 coautores ou perfis colaboradores. Dito isso, acompanhe as instruções abaixo e saiba como fazer um post colaborativo. 

1- Escolha o melhor parceiro 

Para a collab no Instagram é importante escolher parceiros que tenham alguma relação com a sua postagem ou que dentro de uma estratégia de marketing façam algum sentido. Antes de tudo, converse com os perfis desejados e evite pegá-los de surpresa com o convite da ferramenta.

O ideal é sempre mirar em colaboração com parceiros que tenham um público similar ao seu. Dessa forma, o seu post em collab beneficiará ambas as partes envolvidas, seja em conversão ou visibilidade.

2- Desenvolva seu reel ou publicação

A segunda etapa nada mais é do que o desenvolvimento da sua postagem, seja ela um reel ou post no feed (vídeo, carrossel ou imagem). Até então, o Instagram não disponibilizou a opção de collab nos stories, já que essa é uma dúvida de muitos. 

De antemão, é importante que o conteúdo desenvolvido atenda aos interesses de todos os perfis dos coautores – caso contrário, você terá dificuldades para que o convite de colaboração seja aceito ou até mesmo perderá a parceria. 

3- Envie o convite para o colaborador

Feito tudo isso, chegou o momento de indicar os colaboradores da sua postagem que podem ser até 4. Para isso, siga o passo a passo destacado:

  • Clique em “Marcar pessoas”
  • Em seguida selecione a opção “Convidar Colaboradores”
  • Pesquise os perfis parceiros (desde que sejam perfis públicos)
  • Selecione com um toque e pronto

4- Compartilhe sua collab no Instagram

Confira a publicação para que o post suba para o seu feed e o convite de colaboração seja enviado para os coautores. É necessário que eles aceitem colaborar para que o mesmo post também apareça no feed deles. 

Por isso, combine com antecedência qual será o dia e horário da postagem para que ele possa aceitar de imediato o convite. Afinal, não é possível programar uma publicação com collab.

Benefícios de fazer uma collab no Instagram

Optar por um post em collab é uma decisão que oferece diversas vantagens para o perfil de uma marca. Dentre os principais podemos destacar: um maior alcance, engajamento maior, diversificação de conteúdos e o fortalecimento do relacionamento com outras marcas. 

Se a sua marca também trabalha com o Instagram para divulgações ou gerar proximidade com os seus clientes, não pense duas vezes e programe um post como esse. Precisa de ajuda? A Sagy Marketing conta com um time de especialistas em design e estrategista de conteúdos. 

Juntos podemos impulsionar a sua marca, basta entrar em contato conosco agora mesmo!

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Denis Pancionato
"Olá! Sou Denis, um apaixonado desenvolvedor WordPress e fundador da Sagy Marketing Digital. Com habilidades afiadas em criar websites envolventes e funcionais, minha jornada é transformar visões digitais em realidade. Ao longo dos anos, tenho dedicado meu talento para proporcionar soluções únicas e eficazes para meus clientes. Na Sagy Marketing Digital, nosso foco vai além do convencional, buscando inovação e resultados impactantes. Junte-se a nós enquanto exploramos o vasto mundo da presença online, onde cada site é uma história a ser contada e uma experiência a ser compartilhada."

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