Marketing de Relacionamento é bom para fidelizar clientes

Marketing de Relacionamento: prática comercial que visa estabelecer um contato mais próximo com o público, fidelizar clientes fica mais fácil.
Marketing De Relacionamento E Bom Para Fidelizar Clientes

Sendo o Marketing de Relacionamento uma prática comercial que visa estabelecer um contato mais próximo com o público, fidelizar clientes fica muito mais fácil.

Isso porque o mundo mudou, e o jeito de fazer marketing também. Agora, estamos na Era do Marketing 5.0, cujo foco é a valorização das pessoas.

Com isso, a tendência do marketing digital é se concentrar na produção de conteúdos humanizados para fins de publicidade nos mais variados canais de comunicação.

Portanto, aprender sobre marketing de relacionamento é mais um desafio a ser superado, especialmente para empreendedores e donos de pequenas e médias empresas.

E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje, continue a leitura até o final para entender melhor sobre o assunto. Bom proveito.

O que é Marketing de Relacionamento?

Na prática, o Marketing de Relacionamento é um jeito de se comunicar com o  público que se encontra no ambiente digital, de forma estratégica.

Isso porque o ambiente virtual possibilita a proximidade entre clientes, serviços e produtos, por meio de ferramentas como o marketing digital, por exemplo.

E a rede social tem grande contribuição nisso, pois se tornou a forma mais eficaz de atrair a atenção das pessoas e extrair uma reação positiva delas.

Para isso, a estratégia do marketing de relacionamento se baseia na prática de um conjunto de ações cuja intenção poderá ser:

  • Promover uma marca;
  • Conquistar autoridade no mercado;
  • Manter um contato próximo com o público, fazendo uso de diferentes canais de comunicação;
  • Interagir com o público, respondendo comentários e atendendo as demandas inbox;
  • Fazer uso das ferramentas de marketing digital e de novas tecnologias etc.

Enfim, a ideia é conseguir criar uma atmosfera segura, acolhedora e que seja capaz de inspirar as pessoas a se manterem fiéis no consumo dessa ou daquela marca.

E além de conseguir fidelizar os clientes, ao manter um relacionamento amigável com o público, é bem possível que a marca também aumente sua rede de embaixadores.

O papel das redes sociais no Marketing de Relacionamento

As redes sociais seguem tendo um importante papel na construção do Marketing de Relacionamento, visto que são bilhões de usuários transitando entre elas, dia a dia.

Só o Facebook já concentra mais de 2,9 bilhões de usuários ativos, o que significa um potencial imenso para alcançar consumidores.

Haja vista que as redes sociais se tornaram o principal recurso de pesquisa para a persona que ainda está tomando consciência de que possui uma dor e deseja solucioná-la.

Soma-se a isso a ajuda dos algoritmos, direcionando os conteúdos ali postados para a pessoa certa, de modo a facilitar que ela chegue até a solução que tanto precisa.

Diante disso, pensar em um planejamento estratégico de conteúdo pode viabilizar esse encontro, entre persona com dores e a oferta da solução certa para ela.

No entanto, é fundamental conhecer a fundo as ferramentas de marketing digital para saber como usá-las e ter o máximo proveito possível delas.

Algo perfeitamente alcançável por meio do suporte profissional de uma agência de marketing digital, por exemplo.

Dependendo do objetivo do negócio, fazendo um pequeno investimento financeiro é possível ter acesso a esses benefícios, sem precisar colocar a mão na massa.

O foco do Marketing de Relacionamento não é vender

Embora o Marketing de Relacionamento contribua para o aumento das vendas, a estratégia não tem como objetivo vender.

Isso porque a estratégia do Marketing de Relacionamento visa construir uma relação de confiança por meio da comunicação direta com o aspirante a cliente, e de forma contínua.

Por esse motivo que é tão importante considerar as dores da persona, de modo a permitir oferecer conteúdos ricos e que façam sentido para ela.

Algo que pode ser o suficiente para levá-la a confiar em determinada marca e se tornar uma fonte de receita financeira por longos anos para essa marca.

E ao torná-la fiel no consumo dos seus produtos e serviços, também tem o benefício de conquistar uma potencial embaixadora voluntária da marca.

Dessa forma, ao decidir investir em um bom Marketing de Relacionamento, consegue-se também, não só fidelizar clientes, como também atrair novos clientes.

Afinal, a propaganda boca a boca ainda continua sendo muito eficiente para a estratégia de vendas, podendo gerar resultados inimagináveis, em se tratando do ambiente digital.

Pré-requisitos para um bom Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento está condicionado ao cumprimento de uma série de critérios para alcançar os resultados pretendidos.

Haja vista ser necessário construir uma infraestrutura online estratégica e bem fundamentada para que o marketing de relacionamento possa ser colocado em prática.

Por isso, é muito importante ter em mente quais são os requisitos necessários para ter uma base bem alicerçada, sendo os principais deles:

  • Site profissional;
  • Blog;
  • Rede social com perfil profissional;
  • Cadastro atualizado no Google meu Negócio;
  • Planejamento;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing digital etc.

Entenda melhor a importância de cada uma dessas ferramentas nos próximos tópicos.

Ter um site é importante para fazer Marketing de Relacionamento

Ter um site é um critério básico para aplicar o Marketing de Relacionamento, visto que se trata de uma plataforma própria e personalizada conforme o objetivo do negócio.

E são muitas as formas possíveis para criar um site profissional, mas a possibilidade de trabalhar o SEO é o seu principal atrativo.

Sendo o SEO – Search Engine Optimization uma ferramenta elementar para fins de ranqueamento em páginas de busca, como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo.

Nesse contexto, um site profissional poderá ter diferentes funcionalidades, sendo as mais comuns:

  • Site institucional, geralmente criado com múltiplas páginas, como Home, Sobre, Serviços, Especialidades, Blog e Contato;
  • Loja virtual, quando o objetivo do negócio é vender online, sendo necessário expor os produtos em uma vitrine virtual;
  • Site One page, bastante utilizado por profissionais liberais, médicos, advogados, psicólogos etc, que têm poucas palavras-chave para trabalhar.

Em todo caso, ter um site responsivo e intuitivo é essencial para oferecer uma boa experiência ao usuário, pois isso também influencia no resultado final.

O blog é um grande aliado para fazer marketing de relacionamento

Para quem depende de tráfego orgânico, o blog é um recurso muito eficaz para este fim. Sendo uma excelente forma de trabalhar conteúdos ricos e relevantes para o público.

E a possibilidade de postar conteúdos em texto é o seu principal atrativo, permitindo sua otimização para motores de busca.

Por isso, investir em um calendário de postagens é uma excelente oportunidade para atrair um público qualificado para o blog.

E além de atrair tráfego orgânico, com o compartilhamento do link dos posts nas redes sociais, o volume de visitas no blog pode ter um aumento importante.

Dessa forma, além de ampliar as oportunidades de negócios por meio de captura de visitantes em sites de busca, também será aproveitado como estratégia de marketing de relacionamento.

Rede social profissional é básico para o Marketing de Relacionamento

Superada a fase em que se utilizava a rede social pessoal para fins comerciais, agora o desafio do momento é como gerenciar a rede social profissional.

Tendo em vista o grande alcance que as redes sociais entregam, nada mais óbvio que fazer uso delas em favor dos objetivos de negócios.

Para isso, existe uma ferramenta de marketing digital sob medida para fazer o gerenciamento das redes sociais, o profissional Social Media.

Neste caso, o social media fica encarregado de manter o perfil profissional das redes sociais sempre abastecido com conteúdos relevantes, e de interagir com o público.

Ter este cuidado é fundamental para manter o público sempre bem engajado e disposto a permanecer seguindo a empresa nas redes sociais.

Google Meu Negócio faz parte do Marketing de Relacionamento

Criar uma conta profissional no Google Meu Negócio é tarefa obrigatória para quem deseja ser encontrado em sites de buscas, como o Google, Yahoo, Bing etc.

Na realidade, esse requisito é um dos fundamentos do marketing digital, portanto, também deve ser feito de forma estratégica.

E isso envolve a utilização das palavras-chave certas, bem como o fornecimento do endereço, telefone, site, dentre outros dados relevantes para a persona.

Diante disso, manter o cadastro no Google Meu Negócio sempre atualizado também é uma boa prática do marketing de relacionamento.

Planejar é essencial para colocar em prática o Marketing de Relacionamento

Como tudo na vida, o planejamento nunca pode faltar sob nenhuma circunstância. E para aplicar o Marketing de Relacionamento não é diferente.

Nesse sentido, o planejamento serve para indicar as melhores estratégias a serem adotadas, conforme a meta a ser alcançada.

Sendo durante o planejamento que serão analisados os relatórios fornecidos pelas redes sociais, pelo Google Analytics, dentre outras ferramentas de análise de dados.

Com base nisso, é possível testar diferentes estratégias a fim de encontrar aquelas que mais retorno oferece.

O Marketing de Conteúdo anda junto com o Marketing de Relacionamento

Ao longo desse artigo foi citada diversas vezes a expressão “conteúdos ricos”, e é disso que se trata o marketing de conteúdo.

Já que essa é uma das mais eficazes estratégias de marketing digital para ganhar visibilidade e autoridade no meio digital.

Portanto, o marketing de conteúdo é a ferramenta que viabiliza a criação de conteúdos ricos e relevantes para compartilhamento em blogs e redes sociais, principalmente.

E muitas são as formas de se fazer isso, podendo ser em áudio, podcast, em vídeo, infográficos etc, desde que os textos estratégicos nunca fiquem de fora.

Haja vista que no universo online o uso de palavras-chave é item básico para toda e qualquer ação de marketing digital, sendo a escrita web perfeita para este fim.

A função do Inbound Marketing no Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento se desenvolve por meio de diversas práticas de marketing digital, conectadas entre si.

Neste caso, o Inbound Marketing faz uso de diversas estratégias de marketing digital, como o Marketing de Conteúdo e o SEO, por exemplo.

Sendo essa estratégia focada em atrair, converter e encantar clientes, as redes sociais têm grande contribuição nisso.

O Marketing Digital vem antes do Marketing de Relacionamento

Considerando que o marketing digital tem o objetivo de promover produtos, serviços e marcas por meio das mídias digitais; ele é a base do marketing de relacionamento.

Portanto, sem o marketing digital, o marketing de relacionamento também não existe. Uma vez que se trata de uma relação interdependente, digamos assim.

Além disso, é por meio das boas práticas do marketing digital ser possível coletar dados da persona, o que servirá como norte para planejar as ações de interação com o público.

Igualmente, a análise dos relatórios requer um conhecimento técnico e um pensamento analítico; capaz de reunir as informações certas para criar uma estratégia eficaz.

Apesar disso, é mais comum do que se imagina a falta de foco em métricas que realmente contribuem para tomada de decisões assertivas.

Algo que provoca demora na obtenção de resultados positivos, além de perda de dinheiro com serviços de marketing digital de baixa qualidade.

Marketing de Relacionamento que traz resultados

Como visto, o marketing de relacionamento depende de diversos fatores para cumprir seu propósito de forma eficiente.

Por isso, ter o suporte profissional de uma agência de marketing digital é o caminho mais rápido para conquistar um marketing de relacionamento de sucesso.

Assim, além de evitar desperdiçar dinheiro com estratégias sem fundamentos, viabiliza resultados mais ágeis e crescente aumento nas receitas, no que depender do marketing digital.

Para isso, você pode contar com a consultoria da Sagy Marketing Digital e ter um atendimento completo para fins de publicidade online. Clique aqui e fale conosco.

Conclusão

Finalmente, o marketing de relacionamento é um importante recurso à disposição de empresas e empreendedores para fidelizar clientes.

No entanto, essa é uma prática que não deve ser feita de qualquer jeito, sem ter um planejamento estratégico bem elaborado.

Ou seja, não adianta postar conteúdos aleatórios nas redes sociais se não for para conquistar a confiança do público, ao ponto de se tornarem clientes fiéis da marca.

 Para isso, sendo necessário contar com habilidades específicas para construir a base de sustentação do marketing de relacionamento.

E é para isso que a Sagy Marketing Digital existe, para ajudar você a interagir com o seu público da forma certa e fidelizar muitos clientes.

Clique aqui e marque sua consultoria de marketing digital conosco, será um prazer ajudar você. 

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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