O que é um blog e por que você precisa de um?

Você sabe o que é um blog? Essa é uma ferramenta disponível no seu site que oferece diversos benefícios na prospecção de clientes...
O Que E Um Blog E Por Que Voce Precisa De Um

Você sabe o que é um blog? Essa é uma ferramenta disponível no seu site que oferece diversos benefícios na prospecção de clientes e até mesmo na construção da sua autonomia digital. Por isso, no artigo de hoje explicaremos por qual motivo você deve ter o seu!

Primeiramente, a internet atualmente é a principal ferramenta de pesquisa para quem busca um produto, profissional ou determinado serviço. Por isso, uma das principais formas de atrair esses clientes é através do uso de uma ferramenta do site chamada de blog.

Saiba como ele pode te ajudar no seu processo de criação da autoridade da sua marca perante ao público da internet. Por fim, saiba se vale a pena ou não criar o seu.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o rico conteúdo que a Sagy Marketing preparou para você!

Saiba o que é o blog e como ele surgiu

Basicamente o blog é uma parte estruturada do site que possui como principal finalidade a publicação de conteúdos com uma certa frequência. Nele, o autor dos conteúdos ou até mesmo o responsável pelo site pode trabalhar diversos assuntos e nichos com muitas finalidades.

Inclusive essa é uma característica bem peculiar que diferencia ele das páginas como portais de notícias, páginas institucionais e e-commerces. Afinal, um site institucional visa apresentar um determinado negócio, seus serviços e produtos. O site de notícias é voltado para as principais informações e por fim, o e-commerce para as vendas online. 

Diante disso, percebemos que o blog segue um padrão diferente e a postagem de conteúdo não precisa estar alinhado a um negócio, por exemplo. Sendo assim, sua principal finalidade pode ser até mesmo educar os leads e clientes sobre um determinado tema. Ele pode ser usado em diferentes tipos de sites para diversas estratégias. 

Como surgiu o blog? 

Quando os blogs foram criados, a ideia por trás deles era como se fossem diários onde eram compartilhados assuntos, ideias e até mesmo pensamentos. No entanto, com o boom da internet, essa ferramenta ganhou espaço nas empresas para sites e diversos tipos de estratégias. 

Assim, além de uma área de lazer, ela passou a ser uma ferramenta de monetização. Já no mundo corporativo, é uma espécie de estratégia de marketing em funil que pode ser usada para converter os leitores em clientes e aumentar a margem de lucro das empresas. 

E para que serve essa ferramenta? 

Após entender o conceito por trás do blog, é notório que ele pode ter diversas funcionalidades. No entanto, uma das principais é a construção de uma autoridade digital para empresas em seu site. Assim, elas passam a ter relevância nos buscadores online sendo essa uma excelente ferramenta de marketing. 

Assim, os redatores publicitários são os profissionais responsáveis por atualizar o seu blog no site de forma educativa. A partir da produção de conteúdos educativos é possível mostrar os problemas para que o cliente se identifique e tenha a necessidade em contratar a sua solução como empresa, pois os seus serviços são ideais.

Já em relação à autoridade, conforme o seu blog é atualizado por um redator, você cria uma fonte de informações relevantes e sérias no seu nicho. Automaticamente temos uma autoridade digital em construção que traz ainda mais acessos e posiciona o seu negócio acima dos seus concorrentes. 

O blog tem relação com os blogueiros? 

Diante de um tema como esses é praticamente impossível não pensar nos blogueiros. Esse termo ficou conhecido com o grande boom dos blogs e era utilizado para identificar aquelas pessoas que conseguiam produzir conteúdos relevantes e chamar atenção do público.

No entanto, as redes sociais tornaram-se febre entre os usuários da internet. Assim os blogueiros passaram a produzir conteúdos para plataformas como o Instagram, Tik Tok e o YouTube. Atualmente o termo blogueiro deu espaço aos famosos “influenciadores digitais”. 

Logo, por mais que sejam termos parecidos, os responsáveis pela criação de conteúdos relevantes em blogs são os produtores de conteúdo. Em algumas agências de marketing digital, esses profissionais fazem parte da redação publicitária. 

Conheça os posts e artigos 

Quando empregamos os termos artigos e posts, estamos relacionando a publicação de conteúdos no blog. Apesar de serem termos diferentes, são usados para essa definição em cada postagem feriram. 

Vale destacar que esses nomes bem resumidos e abrangentes podem agrupar diferentes formatações de postagem em um blog. Portanto, é de suma importância que o seu redator publicitário conheça cada uma delas para trabalhar a estratégia de marketing. 

Posts para blog: conheça os principais formatos

Agora que apresentamos as principais informações básicas sobre o blog, vamos para uma parte bem interessante. A seguir, separamos os principais formatos de posts para blog. Conheça cada um deles e saiba as suas principais diferenças. 

Textos

Os formatos mais comuns de posts para blog são os textos. Eles podem ser trabalhados em diversos nichos com os mais variados propósitos e ajudam o site no posicionamento quando construídos com base no SEO (Search Engine Optimization). Essas são regras de posicionamento do Google para conteúdos postados na internet. 

Ebooks 

Os ebooks são materiais como esse, são escritos de uma forma ainda mais detalhada. Geralmente mais longos e ricos em conteúdo com informações relevantes para um determinado público ou nicho. 

Geralmente eles são utilizados para troca de informações com seus leads para que se tornem clientes. Assim, são colocados em conjunto com um blog post. 

Imagens

Imagens sempre são utilizadas para completar os conteúdos no blog. Seja um ebook ou blog post, a imagem é uma forma de chamar atenção do leitor e complementar a informação descrita. Para esse propósito, tabelas, fotografias e outros tipos de imagens podem ser usadas para enriquecer a mensagem passada. 

Infográficos 

Esse é um exemplo de post que une o texto e a imagem em uma só postagem. Assim, os elementos visuais e textuais trazem uma mensagem ainda mais rica e direta para o leitor. Além disso, são de fácil compreensão e sempre mais curtos. 

Áudios

O conteúdo em áudio tem ganhado cada vez mais destaque, além disso, com toda essa fama, os podcasts obtiveram um grande crescimento. Portanto, é possível trabalhar com conteúdos em áudios de forma exclusiva ou apresentar uma versão do seu texto em áudio.

O responsável pelas postagens pode optar por realizar entrevistas que enriqueçam o conteúdo postado e gerar ainda mais curiosidade do leitor.

Posts interativos 

Sabe quando você está diante de um post e realiza algumas ações simples para continuar a sua leitura? Esses são os famosos posts interativos em blog. Uma das ações mais interessantes e utilizadas são os famosos quizzes. A partir do resultado das respostas do seu leitor, ele terá acesso a um determinado conteúdo para leitura.

Apesar dessas perguntas serem utilizadas para esse tipo de conteúdo, essa é apenas uma das infinitas estratégias. 

Vídeos

Outro formato de conteúdo são os vídeos, eles estão geralmente nas redes sociais, mas podem e fazem parte do blog. O uso deles depende somente da sua estratégia e perfil de público ou cliente. Além disso, você pode realizar uma junção através do YouTube e outras plataformas onde os vídeos já existem. 

Principais tipos de posts em blog

Chegando até aqui, certamente você já notou que existem diversos formatos de postagens. No entanto, temos que deixar claro que dentro dessa grande variedade podemos encontrar vários outros tipos. Sendo assim, a escolha de cada um deles dependerá da finalidade da estrutura.

Listas

O padrão de uso é para elencar alguns itens que ao decorrer do conteúdo serão explicados ao leitor. Um grande exemplo é “X frases que podem ajudar a sua empresa” ou “X dicas para remover manchas da parede”. 

Reviews

Esse formato ou variação de post tem como principal objetivo avaliar, comentar ou opinar sobre serviços e produtos. Para e-commerce eles podem ser utilizados como estratégias de venda oferecendo um diferencial para o público.

Tutoriais

Em seguida, temos os tutoriais responsáveis por ensinar as pessoas a utilizar algum produto ou realizar uma determinada ação.

Novidades

Formatos responsáveis apresentar o que há de mais novo no mercado, seja um produto ou um novo serviço.

Materiais educativos

São conteúdos amplos, podem contar com listas ou não, depende do seu propósito principal de como passar a mensagem ou informações para o seu leitor.

Existem diferenças entre um blog e site?

Apesar de ser bem confuso, são coisas diferentes que estão ligadas, ou seja, há diferenças entre um blog e site. Praticamente o blog é como um espaço no site, outro exemplo de espaço são as áreas de vendas com produtos.

No entanto, podemos dizer que o cada blog é um tipo de site mesmo sem ser um site, podendo então ser uma estratégia para explorar a internet. Mas na página do post encontramos somente o conteúdo com poucas informações do site. 

Já no site, temos uma página com diversos botões que levam a outras áreas. Dessa forma, temos uma página inicial, páginas de serviços, área do blog, contato e outras.

Como trabalhar a produção de conteúdo para blog?

Primeiramente, não adianta ter um site incrível com design responsivo e não ter bons conteúdos no seu blog. Além disso, eles devem ser relevantes para o público e passar confiança na veracidade das informações. 

Por isso, pensar em como será feita a produção desses posts é essencial para trabalhar as suas estratégias. Sendo assim, as principais fases que podem te ajudar nessa etapa são:

  • Definição de uma persona;
  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Definição de datas de publicação;
  • Organização dos prazos de postagem;
  • Definição de temas e títulos

Saiba como divulgar o blog

Após criação do blog e a produção dos conteúdos para postagem, saber como criar um blog é de grande importância. Seus leitores já sabem o que é um blog, mas para que eles encontrem o seu é necessário que você use as técnicas de SEO. Caso ache necessário, é possível usar mais estratégias disponíveis.

As redes sociais, por exemplo, podem ser usadas para avisar ao seu público que há posts novos disponíveis no blog do seu site. Óbvio que eles já sabem o que é o blog e se tiver um link, irão direto para esse espaço consumir o novo conteúdo.

Alguns sites trabalham com newsletter onde enviam esse conteúdo para os clientes através do e-mail. Caso você queira investir dinheiro nessa divulgação, os anúncios pagos são excelentes oportunidades para divulgar suas postagens.

Como contratar um blog para o meu site?

Se você sabe o que é um blog mas não é a sua área de trabalho, é possível contratar uma agência de marketing para desenvolver toda essa missão. Os profissionais desse nicho trabalham com todos os ramos empresariais realizando a produção de conteúdos relevantes.

Além do estudo da persona, escolha das palavras-chave do seu nicho, e até mesmo o calendário de postagens estão inclusos. Portanto, é uma das melhores formas de construir a sua autoridade digital na internet com um serviço profissional.

Esse serviço é realizado a distância, diversas agências estão disponíveis na internet oferecendo pacotes com os mais variados valores. No entanto, certifique-se da seriedade dos serviços e busque avaliações. 

Agência especialista em criação de blog e conteúdos para postagens 

A Sagy Marketing é uma agência de marketing digital que trabalha com hospedagem do site WordPress e oferece a criação de blog. Além disso, trabalhamos também com a produção de conteúdos relevantes para o blog do seu site em diferentes formatos com as mais diversas estratégias.

Traga a sua empresa para o mundo digital e construa a sua autoridade na internet com quem entende do assunto! Aqui você não precisa saber o que é o blog, nós resolvemos todos os detalhes.

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos o que é o blog e qual a sua importância para o site de uma empresa. Além disso, abordamos os diferentes tipos de posts trabalhados nesta área do site. 

Se a sua empresa ainda não tem site ou blog, entre em contato agora mesmo com um especialista. Conheça os nossos pacotes e saiba como podemos te ajudar no sucesso instantâneo do seu negócio online!

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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