Conhecer o planejamento operacional de marketing digital é compreender a melhor maneira de tirar as suas estratégias do papel e fazer com que elas gerem frutos financeiros
Você que já vem acompanhando a nossa série sobre planejamento de marketing digital, sabe muito bem que, nele, existem diversas etapas às quais é preciso estar atento, como é o caso da fase estratégica e da fase tática.
Sendo assim, é preciso saber que ao planejar, mesmo que as táticas estejam definidas assim como as estratégias, é necessário saber a melhor maneira de tirar essas ideias do papel.
Então, hoje, falaremos especificamente do planejamento operacional de marketing digital, uma série de metodologias que possibilitam a você transformar a sua ideia em dígitos positivos na conta do seu negócio.
Boa leitura!
O que é um planejamento operacional de marketing digital?
Também conhecido como “plano de trabalho”, o planejamento operacional de um empreendimento é aquele que possibilita ao plano estratégico gerar atividades e OKRs que devem ser cumpridas até que um objetivo seja alcançado.
Ou seja, quando falamos em planejamento operacional, estamos especificamente nos referindo a transformar as metodologias que estão no papel em verdadeiras tarefas.
Dessa forma, vale lembrar que este tipo de plano engloba diversos setores de uma empresa, desde aquele que estuda o desenvolvimento de processos até a gestão de pessoas e recursos do empreendimento.
Por que fazer um planejamento operacional de marketing é tão importante?
Entender a resposta para essa pergunta é algo extremamente simples: imagine que você encontrou uma forma de ganhar R$10 milhões por mês, contudo, para que isso seja possível, é necessário, antes, cumprir alguns requisitos…
Então, estes requisitos são o que chamamos de OKR (Objective and Key Results), eles são passos que devem ser dados antes de atingir o tão almejado objetivo e, somente através de um planejamento operacional de marketing, é que se torna possível definir este pequenos passos.
Simples, não é mesmo?
E então, quer continuar aprendendo mais sobre planejamento de marketing digital? Para isso, basta continuar voltando ao nosso blog e conferir o que é necessário para fazer o seu — aliás, este é o assunto do nosso próximo artigo!
Esperamos vê-lo novamente por aqui!