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ToggleEntender como definir público-alvo da maneira certa para o seu negócio vai garantir a ele uma evolução rápida e constante
No último artigo, falamos sobre a importância de segmentar o mercado que você quer atingir com base no público-alvo da sua empresa, e é fato que usar essa metodologia ao seu favor pode não apenas trazer mais resultados ao longo do tempo, mas garantir que seu negócio seja mais reconhecido pelas pessoas que visa atingir.
Mas restou uma grande pergunta no ar:
“Como definir público-alvo?”
Então, se é isso o que você precisa aprender para colocar seu negócio nos trilhos do sucesso, pegue papel e caneta e vamos lá!
Como definir público alvo? 2,5 passos para o seu sucesso (sim, são dois passos e meio)
O que deveria ser considerado como um passo completo, na verdade, não é, uma vez que isso faz parte do processo de compreensão e seria impossível saber como definir público-alvo sem esta informação:
Quais são os dados que normalmente compõem o público-alvo de uma empresa?
É indiscutível que ter informações detalhadas é um privilégio quando se trata de oferecer o produto ou serviço da sua empresa para alguém. Pense no quão simples seria poder quebrar qualquer objeção do cliente com base em fatores da vida dele…
Cliente: “estou sem dinheiro no momento”.
Você: “estou vendo o saldo da sua conta e isso não parece ser muito real…”.
Ou
Cliente: “não preciso deste produto agora”.
Você: “Nossa, que estranho, vi aqui que você estava buscando por ele ontem e ligou em 9 lojas diferentes para ver se tinha. Aliás, você estava tão desesperado que até procurou vídeos DIY para fazer em casa…”
Seria sensacional, não?
Pena que isso não é público-alvo… o nome disso é espionagem e, apesar de poder facilitar a vida de todos os vendedores do mundo, ela é proibida!
Então, vamos pelos caminhos legais, como captar informações que não sejam sensíveis e que compõem o seu público-alvo. São elas:
- Sexo;
- Idade;
- Formação acadêmica;
- Poder aquisitivo;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo.
Acredite, com esses dados, é possível fazer milagres…
Mas como encontrá-los?
1° Passo: analise a audiência que você já conquistou
Se você chegou até aqui é porque, muito provavelmente, já iniciou ações de marketing e, possivelmente, chegou a até mesmo fazer algumas vendas.
Analisar o que há de comum nas pessoas que você já conquistou pode facilitar muito o processo para definir um público, uma vez que, principalmente as redes sociais, tendem a nos fornecer informações valiosas, como o tipo de vida que a pessoa leva e, consequentemente, seu poder aquisitivo, dados de escolaridade, preferências e hábitos de consumo.
Não é preciso se tornar um stalker para entender sua audiência, basta saber olhar nos lugares certos:
- Veja o perfil de quem curtiu, compartilhou e comentou suas publicações;
- Analise o que há de comum entre esses perfis;
- Procure por informações que possam não estar tão explícitas — como as preferências, por exemplo; e por aí vai…
Depois de captar esses dados, basta que você os inclua em um relatório que servirá como base para as ações de marketing que você tomará no futuro.
2° Passo: faça entrevistas — e aproveite para usá-las como atrativos
Entrevistas sempre ajudam quando você já entendeu como definir público-alvo. Contudo, é necessário compreender que este tipo de mapeamento deve ser feito por especialistas ou por uma pessoa no seu time que esteja focada somente em captar dados.
Após escolher a metodologia de pesquisa que você vai utilizar, é necessário compor as perguntas que serão feitas, tendo sempre em mente que o objetivo é captar o máximo de informações possíveis sem fazer parecer que o entrevistado está num interrogatório.
Outro ponto muito importante nessa maneira de compreender seu público é que você pode utilizá-lo como promoção para a sua empresa… que tal 40% de desconto em algum produto ou serviço que o entrevistado esteja precisando?
Exemplo de público-alvo
Fica tranquilo, a gente trouxe um exemplo para você entender como, de fato, apresentar o seu público-alvo para aqueles a quem ele diz respeito:
Empresa: escritório de contabilidade
Público-alvo: homens de classe média alta, com nível superior completo, moradores de São Paulo, com idade entre 29 e 49 anos que estão em busca de abrir uma empresa mas não tenham tempo para lidar com as burocracias dessa atividade. Em geral, acompanham jornais online e pela TV, assim como blogs de empreendedorismo e canais de economia no YouTube.
Simples, né?!
E então, conseguiu entender como definir público-alvo?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado e, brincadeiras à parte, que ele tenha sido útil para você compreender que “atirar para todos os lados esperando atingir o alvo certo” não é a melhor estratégia de crescimento.
Caso precise de ajuda, é só clicar agora mesmo no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com a gente!
Seu público te espera!
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