Como percebemos nos últimos meses, a Inteligência Artificial (IA) tomou conta de tudo e se tornou um tema de debate nas principais redes sociais e blogs. Com certeza você já acessou algum post em qualquer rede com uma lista gigantesca de ferramentas de IA que todos precisam conhecer.
Essa grande novidade tem deixado agências e produtores de conteúdos ainda mais apreensivos. Afinal, é possível substituir profissionais de marketing e produtores de conteúdos por IAs que criam textos, vídeos e imagens?
Para saber um pouco mais sobre esse tema polêmico, continue a breve leitura que a Sagy Marketing preparou;
Índice
ToggleProdução de conteúdo por inteligência artificial será mesmo possível?
Algumas soluções da Inteligência artificial como essas para a produção de conteúdo para profissionais de várias áreas já estão disponíveis. Atualmente, é possível criar postagens para as redes sociais, legendas, blosposts, ebook ou até mesmo um vídeo.
Elas facilitam o processo de produção de conteúdos, entregam novos argumentos sobre assuntos já debatidos muitas vezes, entregam títulos e transformam áudio em texto e vice e versa.
Mas infelizmente a AI deve ser vista apenas como mais uma opção para quem sabe os principais objetivos da estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, se bem utilizada, pode potencializar ainda mais o processo e objetivos.
Felizmente, por mais que essas ferramentas sejam inteligentes, não dominam a linguagem humana. Por isso, não conseguem produzir conteúdos de qualidade como um profissional da área faz sozinho.
Questões éticas, erros e textos genéricos
Uma das principais ferramentas conhecida por todos, o Chat GPT já apresentou muitas inconsistências e erros. Na maioria das vezes as informações coletadas por essas ferramentas são distorcidas e muitas vezes acabam tendo comportamentos inadequados.
As ferramentas baseadas em inteligência artificial rapidamente criam textos criados por um robô. Por isso, ficamos desapontados quando compramos com a produção de um profissional, afinal essas máquinas entregam detalhes e uma grande profundidade. No entanto, esses textos sempre são resultantes, de leitura difícil e principalmente copiados.
Se uma IA tem como base obras de um artista para criar suas artes, ela estaria praticando plágio? Por isso, essa é uma questão polêmica, afinal quem responde ao processo é aquele que faz uso do que foi gerado pela IA.
Inteligência artificial como ferramenta
A tendência é que a tecnologia continue sua caminhada em busca da evolução e abrindo novas possibilidades para atividades de marketing e criação de conteúdos. Ainda sim, o uso estratégico é fundamental e somente um especialista na área entende os prós e contras na utilização.
Ou seja, negócios que investem na inteligência artificial achando que estão tendo conteúdo de qualidade por um baixo preço, na verdade, estão usufruindo de conteúdos genéricos. Infelizmente muitos têm perdido o seu posicionamento, manchado a imagem e principalmente perdido estratégias caras como resultado desse uso.
Se a sua empresa precisa se destacar, não busque ferramentas como essa. Fale com o nosso time de profissionais da Sagy e venha para o bom e velho marketing digital.
Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato!
Uma resposta
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.