Inteligencia Artificial pode ser útil para o seu negócio?

O uso da IA – Inteligência Artificial está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. O uso da IA – Inteligência Artificial...
Inteligencia Artificial Pode Ser Util Para O Seu Negocio

O uso da IA – Inteligência Artificial está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

Exemplo disso são as chamadas Assistentes Virtuais, que passaram a fazer o atendimento ao cliente para grande parte das empresas de grande e pequeno porte.

Neste caso, estamos falando da URA – Unidade de Resposta Audível, amplamente utilizada nos atendimentos corporativos via WhatsApp, por exemplo.

Mas esta é só umas das diversas formas de uso da IA em favor do bom andamento dos negócios no digital.

Continue a leitura e saiba mais aplicações da IA em ambientes de negócio. Confira.

O que é Inteligencia Artificial?

A IA – Inteligência Artificial é uma tecnologia computacional desenvolvida para imitar a capacidade de pensar, raciocinar, decidir e perceber ambientes e contextos.

Para isso, a IA é construída por meio de diversas outras tecnologias, como as redes neurais artificiais, os algoritmos e os sistemas de aprendizado, por exemplo.

Com isso, a ideia é que as máquinas possam resolver problemas complexos do dia a dia das indústrias, dos comerciantes, dos produtores rurais e também do cidadão comum.

Sendo isso possível porque a IA possui uma sofisticada tecnologia de aprendizado, baseada em um grande banco de dados que permite que ela atue por conta própria.

Tecnologias de aprendizado da IA

Para que a IA se tornasse uma aliada para as organizações e para o ser humano, foi preciso investir em tecnologias de aprendizado mais sofisticadas.

Dentre elas, podemos destacar:

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina

A tecnologia do Aprendizado de Máquina é uma das aplicações da IA cujo software foi programado para acessar dados e melhorar experiências a partir deles, de forma automática.

Dessa forma, a IA pode identificar os padrões desses dados de modo a permitir que ela tome as melhores decisões, sem precisar da intervenção humana.

Deep Learning – Aprendizagem profunda

A tecnologia deep learning ou aprendizagem profunda, por sua vez, é um subconjunto do aprendizado de máquina, baseada em redes neurais com três ou mais camadas.

Neste caso, a IA possui redes neurais que tentam simular o comportamento do cérebro humano, de modo que ele possa aprender com uma abundância de dados.

Sendo esse tipo de IA presente em produtos e serviços, alguns são até do nosso cotidiano. Exemplos:

  • Controles remotos;
  • Carros autônomos;
  • Assistentes virtuais, como a Alexa – Amazon e a Lu – Magazine Luiza, por exemplo.

Ainda, as TVs que funcionam por meio de comandos de voz também são uma tecnologia baseada em IA.

Processamento de Linguagem Natural – PNL

Por fim, a PNL é o ramo da IA que pretende auxiliar os computadores a entender, a interpretar e a manipular a linguagem humana.

Para isso, a PNL é baseada em disciplinas como a ciência da computação e linguística computacional, visando a tornar a linguagem de computador o mais natural possível, como se fosse humana.

Vantagens da IA para os negócios

Para as pequenas e médias empresas, o uso da IA pode ser muito útil em atividades, como:

  • Trabalhos repetitivos: ferramentas automatizadas com IA podem enviar e-mails em massa, alimentar banco de dados, fazer ligações telefônicas em massa etc;
  • Atendimento ao cliente: com a ajuda da IA o atendimento ao cliente pode ser muito mais ágil, como a URA WhatsApp citada no início desse post.

Enfim, muitas tarefas já são executadas com IA há bastante tempo, mas somente agora o assunto se tornou popular, em virtude da abertura de testes da ferramenta ChatGPT para o público em geral.

Classifique nosso post
Compartilhar:
Picture of Nicole Rozeno
Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você
A Melhor Agência de Marketing Digital em São Paulo consegue…