O uso da IA – Inteligência Artificial está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.
Exemplo disso são as chamadas Assistentes Virtuais, que passaram a fazer o atendimento ao cliente para grande parte das empresas de grande e pequeno porte.
Neste caso, estamos falando da URA – Unidade de Resposta Audível, amplamente utilizada nos atendimentos corporativos via WhatsApp, por exemplo.
Mas esta é só umas das diversas formas de uso da IA em favor do bom andamento dos negócios no digital.
Continue a leitura e saiba mais aplicações da IA em ambientes de negócio. Confira.
Índice
ToggleO que é Inteligencia Artificial?
A IA – Inteligência Artificial é uma tecnologia computacional desenvolvida para imitar a capacidade de pensar, raciocinar, decidir e perceber ambientes e contextos.
Para isso, a IA é construída por meio de diversas outras tecnologias, como as redes neurais artificiais, os algoritmos e os sistemas de aprendizado, por exemplo.
Com isso, a ideia é que as máquinas possam resolver problemas complexos do dia a dia das indústrias, dos comerciantes, dos produtores rurais e também do cidadão comum.
Sendo isso possível porque a IA possui uma sofisticada tecnologia de aprendizado, baseada em um grande banco de dados que permite que ela atue por conta própria.
Tecnologias de aprendizado da IA
Para que a IA se tornasse uma aliada para as organizações e para o ser humano, foi preciso investir em tecnologias de aprendizado mais sofisticadas.
Dentre elas, podemos destacar:
Machine Learning ou Aprendizado de Máquina
A tecnologia do Aprendizado de Máquina é uma das aplicações da IA cujo software foi programado para acessar dados e melhorar experiências a partir deles, de forma automática.
Dessa forma, a IA pode identificar os padrões desses dados de modo a permitir que ela tome as melhores decisões, sem precisar da intervenção humana.
Deep Learning – Aprendizagem profunda
A tecnologia deep learning ou aprendizagem profunda, por sua vez, é um subconjunto do aprendizado de máquina, baseada em redes neurais com três ou mais camadas.
Neste caso, a IA possui redes neurais que tentam simular o comportamento do cérebro humano, de modo que ele possa aprender com uma abundância de dados.
Sendo esse tipo de IA presente em produtos e serviços, alguns são até do nosso cotidiano. Exemplos:
- Controles remotos;
- Carros autônomos;
- Assistentes virtuais, como a Alexa – Amazon e a Lu – Magazine Luiza, por exemplo.
Ainda, as TVs que funcionam por meio de comandos de voz também são uma tecnologia baseada em IA.
Processamento de Linguagem Natural – PNL
Por fim, a PNL é o ramo da IA que pretende auxiliar os computadores a entender, a interpretar e a manipular a linguagem humana.
Para isso, a PNL é baseada em disciplinas como a ciência da computação e linguística computacional, visando a tornar a linguagem de computador o mais natural possível, como se fosse humana.
Vantagens da IA para os negócios
Para as pequenas e médias empresas, o uso da IA pode ser muito útil em atividades, como:
- Trabalhos repetitivos: ferramentas automatizadas com IA podem enviar e-mails em massa, alimentar banco de dados, fazer ligações telefônicas em massa etc;
- Atendimento ao cliente: com a ajuda da IA o atendimento ao cliente pode ser muito mais ágil, como a URA WhatsApp citada no início desse post.
Enfim, muitas tarefas já são executadas com IA há bastante tempo, mas somente agora o assunto se tornou popular, em virtude da abertura de testes da ferramenta ChatGPT para o público em geral.