Qual é a melhor rede social para divulgar marcas?

Qual E A Melhor Rede Social Para Divulgar Marcas

A utilização das redes sociais é cada vez mais comum tanto entre pessoas quanto entre empresas. A verdade é que a internet tem alto potencial de substituir as estratégias de marketing que estejam fora da web. 

Devido a isso que a presença virtual das mais diversas marcas é essencial para que uma empresa se desenvolva bem e conquista seu lugar no mercado. Caso contrário, atrair o seu público fica mais difícil.

Nesse sentido, surge uma dúvida frequente: as redes sociais são ótimas para divulgação, mas qual delas é a melhor? Veja a resposta para esta e outras perguntas a seguir.

Qual é a relevância da divulgação de uma marca em redes sociais?

De acordo com um estudo norte-americano feito pelo site MarketingSherpa cerca de 85% dos consumidores dos EUA usam as redes sociais e dessa porcentagem por volta de 58% seguem as marcas que gostam. 

Os dados demográficos são ainda mais assustadores quando tratam sobre o público que usa as redes sociais. 

Pessoas entre 18 e 34 anos de idade, comumente mais capazes de comprar um produto ou contratar serviços, faz jus a 95% dos consumidores que estão presentes nas mídias sociais. 

Além disso, o estudo ainda aponta que o público feminino não é só maior que o masculino, 87% e 82% respectivamente, como é mais propenso a seguir as marcas.

Assim, há importância das redes sociais para divulgar marcas. Bem como, considerando técnicas de marketing que utilizam bastante gatilhos emocionais para persuadir seus interlocutores, as marcas se beneficiam muito. 

Uma vez que, as mulheres têm maior potencial de engajamento e são mais impactadas pelos anúncios, por exemplo, segundo a Pesquisa da Nielsen.

Ressaltamos que isto é quando se trata do nicho de roupas e calçados. Assim, com o público feminino sendo mais ativo nas redes sociais e interagindo bastante com as marcas, as empresas têm grandes chances de sucesso no digital. 

Top 3 melhores formas de divulgar sua marca

Uma vez compreendido melhor sobre a importância de anunciar sua marca nas redes sociais, agora é o momento de entender sobre as diversas formas de divulgação. Sendo assim, destacamos as 3 melhores maneiras para divulgar uma marca. 

1- Não venda sua marca, ofereça soluções

Embora aparente ser contraproducente, a verdade é que uma marca que presa por seu crescimento não deve vender nada nas redes sociais. Essa dica vale principalmente para as empresas iniciantes, seja no uso desses meios de comunicação, seja no mercado. 

Entenda algo, as pessoas que estão presentes nas redes sociais não estão lá para comprar, mas para socializar com outras pessoas. 

Quando foi a última vez que ouviu escutar alguém dizer que gostaria de comprar uma Ferrari, mansão, abrir um e-commerce e expressou: “vou acessar tal rede social para comprar o que quero”?. 

Não, dificilmente isso vai acontecer. Afinal, as redes sociais são um ambiente de entretenimento, diversão, conversação, interação geral e não de aquisição de bens.

Por isso, evite deixar claro que está vendendo seu produto. A regra é simples, não se vende sua marca, produto ou serviço, mas se oferece soluções. 

Nesse sentido, a ideia é sempre promover conteúdos e interação constantes para o seu público-alvo. No final desse percurso, você se tornará referência para ele e a aquisição do que sua marca oferece será uma consequência natural.

2- Geração de conteúdo de valor

Tomando por base o raciocínio anterior, o oferecimento de soluções advém apenas quando há a geração de conteúdo de valor. 

Isto é, um conteúdo tem valor quando ele atende as necessidades de um público, caso contrário não se conquista engajamento nas redes sociais.

Um ótimo exemplo de conteúdo de valor nas redes sociais são caixinhas de perguntas em que o dono de uma marca e especialista em certo assunto responde às dúvidas das mais básicas até as mais avançadas. 

Bem como, blogposts que tratam sobre o assunto do nicho de atuação. Esse tipo de estratégia é muito bem-vinda quando o objetivo é segmentar o público e sanar uma dor comum dele, por exemplo.

3- Interação constante com seu público-alvo

Por sua vez, a interação constante com o público-alvo é muito importante também. É a partir do contato com ele que se sabe qual o tipo de conteúdo mais agrega, como também é mais valorizado por quem segue a marca.

A interação pode vir desde a caixinha de perguntas já citada até mesmo por postagens nos stories.

Por essa perspectiva, uma boa dica é postar o backstage da marca, como os produtos são feitos, como o serviço é realizado e como é o atendimento ao cliente. 

Isto não apenas humaniza mais a empresa, como também gera engajamento, confiança, interesse, curiosidade e possíveis vendas no futuro. Vale muito a pena usar esta técnica.

Quais são as vantagens de divulgar sua marca nas redes sociais?

Além do benefício de alcançar um público muito ativo, entretido e engajado, as redes sociais geram outras vantagens para quem as utiliza para divulgar sua marca. Por isso, a fim de que você tenha uma visão melhor sobre estes pontos positivos, destacamos as principais vantagens a seguir.

Mais economia com tráfego orgânico

Um dos maiores benefícios é o tráfego orgânico das redes sociais. Apenas no Brasil, cerca de quase 80% da população utiliza as redes sociais. 

É óbvio que não são todos os usuários que se interessam por seu nicho de atuação. Porém, até mesmo aqueles que não têm interesse direto podem ser convertidos em leads.

Além disso, até o público desqualificado para a sua marca serve para o crescimento de sua autoridade no digital. Como também, o marketing boca a boca pode ser bem feito por ele em razão da relevância que a marca conquistou durante a construção da relação virtual.

Segmentação de público com baixo custo

Por conseguinte, visto que não são todos que fazem parte do seu público e bem menos representa sua persona, as redes sociais também auxiliam na segmentação do seu público com baixo ou nenhum custo. 

O tráfego orgânico nada mais é que a presença de usuários da internet que tenham interesse em certo assunto, produto ou serviço, mas que foi conquistado espontaneamente.

A rede social está cheia de oportunidades para fazer isso com a sua marca. Seguindo as 3 dicas que abordamos sobre melhores práticas de divulgação de marca nas redes sociais, essa vantagem também pode ser alcançada.

Mensurar resultados

Redes sociais como Instagram e Facebook têm métricas detalhadas e importantes de serem analisadas. Por meio do tráfego orgânico é possível observar qual o tipo de conteúdo que mais atrai o seu público-alvo. 

Além do mais, a mensuração de resultados é importante para que, no futuro, o investimento em tráfego pago ocorra de maneira mais direcionada. 

Por exemplo, com base no tipo de leads a ser alcançado pelos anúncios, gênero, localização demográfica, tipo de comportamento e muito mais dados fornecidos pelas mídias sociais. Tudo isso, através do tráfego orgânico.

Resultados mais rápidos com tráfego pago

Por fim, o tráfego pago. Após colher as vantagens iniciais das redes sociais com a divulgação da marca de forma orgânica, está na hora de investir no tráfego pago. 

Como o nome pressupõe, é a maneira de alcançar seus leads ao pagar a uma plataforma para anunciar sua presença no digital, seja um produto ou serviço, seja apenas a marca e finalidade dela em si.

As plataformas mais conhecidas são o Google Ads, Facebook e Instagram Ads, como também o Tiktok Ads. Todas elas têm um público usuário enorme e, desse modo, pode ser uma ótima aposta para divulgação de uma marca.

Os resultados com o tráfego pago são bem mais rápidos que o orgânico. Como também, serve para colocar em ação toda informação adquirida desde a construção inicial da marca. 

Destacamos que os algoritmos de plataformas como o Google, Facebook e Instagram Ads direcionam bem as informações fornecidas a eles, assim, otimizando ainda mais os resultados buscados por uma empresa.

É devido a todos os dados conquistados organicamente e pouco a pouco que a marca constrói maturidade suficiente para investir no tráfego pago.

As principais redes sociais para divulgação da sua marca

Destacamos a seguir algumas redes sociais mais utilizadas tanto por empresas quanto por pessoas. Veja o que separamos sobre cada uma a seguir.

LinkedIn

Quando se trata de uma relação Business To Business (B2B), o LinkedIn se destaca. Pois que, é voltada às empresas em que seus consumidores são outras empresas. 

As chances de construir a presença virtual da sua marca são tão altas quanto a de gerar parcerias profissionais ao usar essa mídia social. Alguns pontos de destaque dessa rede social são os seguintes:

  • Criação de networking B2B;
  • Serve como meio de recrutamento de pessoas com perfis mais específicos;
  • Canal de divulgação de conteúdo;
  • Meio de atualização do que há de novo no nicho da marca.

No entanto, o LinkedIn não serve apenas para as relações B2B. Pois é bastante usado também para conquistar o público Business To Consumer (B2C). Por exemplo, quando uma marca promove um produto do nicho de ensino, como um curso profissionalizante.

Facebook

O Facebook, assim como o Instagram, se destaca de muitas redes sociais por conta de sua grande quantidade de usuários. 

Por isso, é uma rede social ideal tanto para quem deseja usar o tráfego orgânico quanto o pago, afinal, as chances de ter engajamento e segmentar o público são grandes demais. Os pontos em destaque sobre a rede social estão listados a seguir:

  • Oferece oportunidades de reconhecimento da marca em razão do volume de usuários;
  • Promove mais facilidade para vender devido às métricas utilizadas;
  • Rede social que tem se transformado em um ótimo local para realizar vendas por conta de suas atualizações;
  • Inteligência Artificial (IA) que promove maior segurança às transações realizadas em seu ambiente.

Instagram

Por fim, o Instagram. O destaque principal dessa mídia social é que ela foca bastante no visual e que, por isso, prende bastante a atenção de seus usuários.

É uma rede social que, atualmente, é bastante semelhante ao Facebook, mas que tem o seu público mais jovem, o que pode ser muito interessante para as marcas que promovem produtos por meio de influencers. 

Para que seja utilizado o tráfego pago no Instagram é necessário ter uma conta no Facebook. Isto porque a Meta Business é a empresa responsável pelas duas mídias e o multibilionário Mark Zuckerberg é dono delas, assim unindo-as. 

É muito conveniente para as empresas esta união, uma vez que é possível a duplicação das postagens nas duas redes. Ou seja, o mesmo conteúdo publicado no Facebook pode ser postado no Instagram automaticamente, desse modo, economizando tempo.

Ressaltamos que por conta das duas redes sociais serem muito semelhantes, ainda que distinta a faixa etária, a construção de conteúdo das marcas pode ser modificado a ponto de atender de uma só vez o público mais velho e mais jovem. 

Tudo irá depender, claro, do tipo de estratégia de marketing utilizada para o negócio.

Afinal, qual é a rede social mais indicada para divulgação de marca?

Portanto, durante todo o conteúdo você conferiu a importância de divulgar marcas nas redes sociais, as melhores formas para realizar a divulgação e as vantagens de usar esses meios de comunicação para criar presença no digital. 

Além disso, destacamos as principais mídias sociais para desenvolver marcas na internet.

No entanto, deixamos este espaço para informar qual seria a rede social mais indicada para divulgar uma marca. As redes sociais do Facebook e Instagram são as melhores para divulgar a marca considerando a quantidade de público. 

Visto que, respectivamente, possuem cerca de 2,91 bilhões e 1,45 bilhões de usuários, ao passo que o LinkedIn conta com 830 milhões de usuários ativos.

Mas não despreze nenhuma das redes sociais ressaltadas. Pois, via de exemplo, embora o LinkedIn tenha menos usuários, lembre-se que é uma rede voltada para uma relação B2B. 

Por isso, cada uma tem o seu destaque dentro de suas particularidades e devem ser usadas utilizando-se disso para colher os melhores resultados possíveis para sua marca.

Classifique nosso post
Compartilhar:
Picture of Nicole Rozeno
Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Get free tips and resources right in your inbox, along with 10,000+ others
Recomendado para você
O neuromarketing tem a finalidade de analisar o comportamento dos…