Marketing de Conteúdo para Instagram: 6 estratégias para usar

Marketing de conteúdo para Instagram envolve um conjunto de estratégias e ações, baseadas em informações relevantes, muitas vezes fornecidas
Marketing De Conteudo Para Instagram 6 Estrategias Para Usar

O marketing de conteúdo para Instagram envolve um conjunto de estratégias e ações, baseadas em informações relevantes, muitas vezes fornecidas pela própria plataforma.

Considerada a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, o Instagram já ultrapassa a marca de 2 bilhões de usuários ativos, conforme jornal O Globo.

Confira neste post 6 estratégias de marketing de conteúdo para Instagram e aproveite o potencial desta rede social em favor do seu negócio.

1 – Perfil comercial

O primeiro passo para transformar o Instagram em uma ferramenta de negócio é criar um perfil comercial na plataforma.

Assim, além da vantagem em alcançar maior credibilidade perante o público, a plataforma também dá acesso a recursos importantes de análise, tais como:

  • Métricas do Instagram;
  • Dados estatísticos do alcance de posts, stories e do perfil comercial;
  • Impressões;
  • Visualizações;
  • Dados demográficos, como gênero, idade, localização etc.

Além disso, também é possível verificar em quais horários se concentra os maiores números de acessos simultâneos da persona.

2 – Métricas

A análise das métricas dos posts e dos insights é importante para melhor conhecer o público-alvo, e com isso, criar conteúdos adequados para a sua realidade.

3 – Produção de conteúdos

Aplicar o marketing de conteúdo para Instagram com eficiência requer a produção de conteúdo de valor a fim de engajar o público mais facilmente.

Dessa forma, por meio de práticas estratégicas de marketing de conteúdo, a marca consegue estabelecer um relacionamento de confiança e de longa data com o público.

Nesse sentido, podem ser utilizados:

  • Conteúdos informativos;
  • Conteúdos educativos;
  • Conteúdo para entretenimento;
  • Conteúdo institucional.

Sendo o foco principal do marketing de conteúdo ajudar o público a solucionar algum problema, ou ser útil de alguma forma.

4 – Formato de postagens

Dependendo do perfil do público, alguns formatos de postagens podem trazer melhores resultados que outros, por isso, é importante testar todos eles.

Portanto, as estratégias de marketing de conteúdo para Instagram precisam diferenciar os posts, utilizando recursos, como:

  • Fotos;
  • Gifs;
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Rells;
  • IGTV;
  • Feed;
  • Carrossel;
  • Álbuns etc.

Enfim, testando cada um destes formatos e analisando os resultados, facilita a criação dos próximos conteúdos, tendo em vista o engajamento do público.

4 – Hashtags

Uma das principais características do Instagram é o recurso das hashtags para aproximar o público com base na busca por palavra-chave do seu interesse.

Dessa forma, a ideia é agilizar o processo para encontrar temas de interesse comum entre a marca e o público.

Sendo muito comum usar hashtags como forma de o público encontrar facilmente informações acerca de algum evento iminente, por exemplo.

5 – Legendas

As legendas também são de suma importância para a eficácia do marketing de conteúdo para Instagram.

Afinal, é fundamental que a diversidade de públicos seja contemplada por todas as ações de marketing das marcas.

Com isso, certificando que pessoas cegas possam consumir o conteúdo sem maiores dificuldades, com a ajuda das ferramentas de leitura para cegos.

Da mesma forma que os vídeos legendados facilitam a comunicação com o público surdo, por exemplo.

6 – Horário de pico

Programar a publicação dos posts nos horários de pico é parte das estratégias de marketing de conteúdo para Instagram.

Haja vista que o Instagram tem essa característica particular em relação ao horário de maior acesso do público à plataforma e o alcance dos posts.

Então, é isso. Esperamos que estas 6 estratégias de marketing de conteúdo para Instagram tragam melhores resultados para o seu negócio.

Até o nosso próximo encontro.

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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