O marketing de conteúdo para Instagram envolve um conjunto de estratégias e ações, baseadas em informações relevantes, muitas vezes fornecidas pela própria plataforma.
Considerada a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, o Instagram já ultrapassa a marca de 2 bilhões de usuários ativos, conforme jornal O Globo.
Confira neste post 6 estratégias de marketing de conteúdo para Instagram e aproveite o potencial desta rede social em favor do seu negócio.
Índice
Toggle1 – Perfil comercial
O primeiro passo para transformar o Instagram em uma ferramenta de negócio é criar um perfil comercial na plataforma.
Assim, além da vantagem em alcançar maior credibilidade perante o público, a plataforma também dá acesso a recursos importantes de análise, tais como:
- Métricas do Instagram;
- Dados estatísticos do alcance de posts, stories e do perfil comercial;
- Impressões;
- Visualizações;
- Dados demográficos, como gênero, idade, localização etc.
Além disso, também é possível verificar em quais horários se concentra os maiores números de acessos simultâneos da persona.
2 – Métricas
A análise das métricas dos posts e dos insights é importante para melhor conhecer o público-alvo, e com isso, criar conteúdos adequados para a sua realidade.
3 – Produção de conteúdos
Aplicar o marketing de conteúdo para Instagram com eficiência requer a produção de conteúdo de valor a fim de engajar o público mais facilmente.
Dessa forma, por meio de práticas estratégicas de marketing de conteúdo, a marca consegue estabelecer um relacionamento de confiança e de longa data com o público.
Nesse sentido, podem ser utilizados:
- Conteúdos informativos;
- Conteúdos educativos;
- Conteúdo para entretenimento;
- Conteúdo institucional.
Sendo o foco principal do marketing de conteúdo ajudar o público a solucionar algum problema, ou ser útil de alguma forma.
4 – Formato de postagens
Dependendo do perfil do público, alguns formatos de postagens podem trazer melhores resultados que outros, por isso, é importante testar todos eles.
Portanto, as estratégias de marketing de conteúdo para Instagram precisam diferenciar os posts, utilizando recursos, como:
- Fotos;
- Gifs;
- Vídeos;
- Stories;
- Rells;
- IGTV;
- Feed;
- Carrossel;
- Álbuns etc.
Enfim, testando cada um destes formatos e analisando os resultados, facilita a criação dos próximos conteúdos, tendo em vista o engajamento do público.
4 – Hashtags
Uma das principais características do Instagram é o recurso das hashtags para aproximar o público com base na busca por palavra-chave do seu interesse.
Dessa forma, a ideia é agilizar o processo para encontrar temas de interesse comum entre a marca e o público.
Sendo muito comum usar hashtags como forma de o público encontrar facilmente informações acerca de algum evento iminente, por exemplo.
5 – Legendas
As legendas também são de suma importância para a eficácia do marketing de conteúdo para Instagram.
Afinal, é fundamental que a diversidade de públicos seja contemplada por todas as ações de marketing das marcas.
Com isso, certificando que pessoas cegas possam consumir o conteúdo sem maiores dificuldades, com a ajuda das ferramentas de leitura para cegos.
Da mesma forma que os vídeos legendados facilitam a comunicação com o público surdo, por exemplo.
6 – Horário de pico
Programar a publicação dos posts nos horários de pico é parte das estratégias de marketing de conteúdo para Instagram.
Haja vista que o Instagram tem essa característica particular em relação ao horário de maior acesso do público à plataforma e o alcance dos posts.
Então, é isso. Esperamos que estas 6 estratégias de marketing de conteúdo para Instagram tragam melhores resultados para o seu negócio.
Até o nosso próximo encontro.