Existem algumas Estratégias de marketing digital para pequenas empresas que podem te ajudar a conseguir mais clientes e vender mais!
Entender sobre marketing digital é o primeiro passo para retorno de investimentos da sua empresa.
Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir:
1 – SEO (Serch Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca).
Otimizar seu site para usuários e mecanismos de busca, irá ajudar as páginas de seu site a ocupar as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa no Google.
Algumas dicas de SEO para isso acontecer:
- Criar um site atrativo, para todos os meios de acesso, ou seja: computadores, notebooks, tablets, celulares…;
- garanta que o seu site tenha um bom carregamento nas páginas e não fique lento, para isso, use o Google PageSpeed Insights para verificar se o seu site está carregando rapidamente;
- garanta que seu site atenda aos critérios de usabilidade oferecendo boa experiência ao usuário;
- adicione chamadas para ação (call-to-action) claras que informam ao cliente o que deve fazer, por exemplo, “Saiba Mais”, “Entre Em Contato”;
- atente-se para o SEO Local para que seu site esteja bem posicionado como resultado de pesquisas locais.
2 – Marketing de Conteúdo
A produção de conteúdo relevante é importante dentro de um projeto de marketing digital para pequenas empresas por diversas razões, entre elas:
- ajuda a ranquear suas páginas dentro dos mecanismos de pesquisa, como o Google, para termos e palavras-chave variadas;
- auxilia o avanço do usuário e leads pelas etapas da jornada do consumidor;
contribui para as etapas do funil de vendas; - torna sua marca referência no setor;
- constrói um relacionamento sólido com suas personas;
- melhora sua imagem de marca.
Atenção, esses benefícios só virão a partir da produção de conteúdo relevante.
O primeiro passo para isso é a pesquisa de palavras-chave. Ela vai funcionar como tema para a criação do conteúdo e vai guiar o tipo de conteúdo que você deve produzir.
Os blogs são ferramentas muito úteis para a produção de conteúdo com objetivo de atrair visitantes para o site, também muito usado dentro de uma estratégia de SEO.
Por meio de ferramentas como Planejador de palavras-chave do Google AdWords e o Google Trends você descobre quais termos as pessoas estão usando para pesquisar conteúdos, produtos e serviços relacionados ao que a sua empresa oferece.
Com essa informação você passa a criar conteúdos que respondem a essa demanda.
O marketing de conteúdo, entretanto, pode ser usado em diferentes formatos e canais, por exemplo:
- blogs,
- ebooks,
- podcasts,
- vídeos,
- planilhas,
- redes sociais e mais.
3 – Marketing em mídia social
É provável que você já tenha um perfil em alguma rede social, mesmo que seja pessoal. Por ser algo tão presente no dia a dia das pessoas, elas também se tornaram fundamentais no relacionamento entre empresas e clientes.
Criar um perfil profissional, entretanto, não é a única etapa para quem deseja criar uma estratégia digital nessas plataformas.
Você também deve publicar conteúdo regularmente para manter sua marca atualizada na mente dos consumidores.
Além do Facebook você também deve considerar:
Avalie seu setor e onde sua persona está e invista nesse canal, dentro de seu projeto de marketing digital para pequenas empresas.
Aprender como criar uma estratégia de marketing para redes sociais garante um maior retorno para seu investimento, tanto em conversões de leads como em vendas.
Esperamos que tenham gostado dessas dicas, mas isso tudo sempre será melhor com a ajuda de profissionais.