Marketing Digital para pequenas empresas: como colocar em prática?

Marketing Digital para pequenas empresas: como colocar em prática

As estratégias de marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade para pelo menos 92% dos pequenos negócios no Brasil.

A pesquisa realizada pela Opinion Box, no ano de 2019, teve por objetivo mensurar a aplicação das estratégias de marketing digital nas pequenas empresas.

De acordo com os dados obtidos, entre aquelas que ainda não utilizam nenhum tipo de ação de marketing digital, 49% reconheceram a sua relevância para os negócios.

A seguir, confira algumas dicas para colocar em prática as ações de marketing digital para pequenas empresas. Bom proveito.

O que é marketing digital?

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o ambiente digital, talvez o marketing digital seja um termo desconhecido.

Por isso, é importante compreender do que se trata, se a intenção é fazer uso dele nas abordagens de vendas e divulgação.

Dito isso, marketing digital são ações e estratégias de publicidade, propaganda e comunicação trabalhadas no ambiente virtual.

Para isso, podem ser utilizados canais de comunicação variados, tanto para comercialização, quanto para divulgação de produtos e serviços, sendo os principais deles:

  • Sites;
  • Google e outros sites de pesquisa;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Newsletter;
  • Blogs etc.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), verificou que:

97% dos brasileiros fazem pesquisa na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Por isso que o marketing digital para pequenas empresas é uma ferramenta cada vez mais presente no plano de ação dos gestores.

Contratar uma agência de marketing digital ou fazer sozinho?

É comum aos donos de pequenos negócios fazer ponderações acerca dos investimentos em ações de marketing digital.

Algo compreensível, considerando a disponibilidade de verbas financeiras, bem como o nível de complexidade para colocá-las em prática.

Mas considerar a contratação de um serviço especializado para isso é o mais recomendado.

Para isso, contar com o suporte profissional de uma agência de marketing digital para pequenas empresas pode ser muito compensador.

Planejamento de marketing digital para pequenas empresas

Feitas as devidas ponderações sobre a viabilidade de investir em ações de marketing digital para pequenas empresas, o próximo passo é fazer o planejamento.

Isso porque as ações de marketing digital vão muito além de criar um site ou ter um perfil nas redes sociais.

Sendo necessário elaborar um bom plano de marketing para definir o conjunto de ações e estratégias a serem aplicados, como por exemplo:

1 Pesquisa: para identificar oportunidades, ameaças, vantagens competitivas, bem como as dores do público-alvo ou da persona;

2 Objetivos: para convencer as pessoas a consumirem o seu produto ou serviço, e também incentivar o engajamento de pessoas conhecidas para a divulgação da marca;

3 Indicadores: tão necessário para analisar o desempenho da empresa na internet, fazendo uso de métricas, como:

  • Número de visitantes no site;
  • Número de pessoas que fizeram contato;
  • Vendas on-line;
  • Número de seguidores nas redes sociais etc;

4 Mensuração de resultados: para nortear as próximas etapas e auxiliar na definição das metas; dentre outras ações.

Enfim, estes são pequenos exemplos práticos de como o marketing digital para pequenas empresas pode ser aplicado.

Mas para saber mais a fundo sobre o assunto, solicite a nossa consultoria de marketing. Será um prazer ajudar você.

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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