Marketing de Conteúdo é uma forma despretensiosa de atrair e reter o público consumidor de um produto, serviço ou marca.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma prática quase infalível das agências de marketing e publicidade para gerar mais receita para os seus clientes.
Para isso, criar conteúdos de qualidade para veiculação nos canais de comunicação favoritos do público, é obrigatório.
Entenda melhor o que é marketing de conteúdo, lendo este post até o final. Aproveite.
Índice
ToggleConceito de marketing de conteúdo
No termo conceitual, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing aplicada, com predominância, no meio digital.
Sendo o objetivo da estratégia de marketing de conteúdo o de gerar engajamento do público-alvo e fazer crescer a cartela de clientes.
Dessa forma, é necessário produzir conteúdos ricos e que sejam interessantes para o público-alvo, assim, incutindo nele uma impressão positiva sobre a marca.
Diante disso, é praxe levar informação relevante sobre determinada expertise para as pessoas certas, de forma a beneficiá-las em algum aspecto da vida.
Haja vista que o ato de vender é uma consequência natural diante da necessidade de alguém em resolver algum problema, esclarecer uma dúvida ou aprender algo novo.
Por isso, ao planejar a estratégia de marketing de conteúdo há de se ter clareza nos processos de todas as etapas da jornada do consumidor.
Assim, facilitando o caminhar do cliente até a finalização das compras e tentando evitar ao máximo o abandono do carrinho, mas sem forçar a barra.
Estratégia de marketing de conteúdo
Para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, primeiro, é fundamental ter em mãos informações e dados confiáveis.
Portanto, facilita bastante o trabalho ao dividi-lo em etapas. Veja nos tópicos seguintes quais são cada uma delas.
Planejamento
A primeira etapa é fazer um planejamento detalhado, com divisão de tarefas, organização das equipes, e ter muito claro quais são as metas.
Identificação da persona
Após fazer o planejamento de forma cuidadosa e responsável, na segunda etapa é feita a identificação da persona.
Sendo este elemento o norte para criar conteúdos valiosos e capazes de atingir o público pretendido, sem isso, as chances de vendas são menores.
Produção de conteúdo
Tendo em vista uma persona bem elaborada, a produção de conteúdo será pautada nela. Portanto, cabe avaliar qual a melhor forma de fazer isso.
Para isso, diversos formatos de conteúdos podem ser aproveitados, sendo os mais utilizados:
- Blog posts;
- E-mail marketing;
- Newsletter;
- Podcasts;
- Vídeos etc.
Dentre as opções aqui mencionadas, os blogs posts são os principais meios de atrair novos clientes por meio de páginas de buscas, como o Google.
Veiculação dos conteúdos
Com base na persona, é possível distribuir os conteúdos produzidos de forma mais assertiva, tendo em vista os canais de comunicação de sua preferência.
Análise de métricas
Por fim, a última etapa da estratégia de marketing de conteúdo é a análise de métricas referentes ao tráfego, engajamento, relacionamento, SEO, dentre outros dados.
Esperamos que essas informações tenham alguma utilidade para você no futuro. E continue explorando o nosso blog para ver outros conteúdos do seu interesse.
Até a próxima.