O que é SEM e para que serve?

A ferramenta SEM – Search Engine Marketing oferece um conjunto de técnicas e boas práticas para fins de publicidade em motores de busca.
O Que E Sem E Para Que Serve

A ferramenta SEM – Search Engine Marketing oferece um conjunto de técnicas e boas práticas para fins de publicidade em motores de busca.

Nesse sentido, o SEM é considerado um mecanismo do marketing digital com potencial elevado para destacar marcas, produtos e serviços em páginas de buscas.

Para isso, sendo necessário produzir conteúdos ou criar anúncios com palavras-chave, de modo a criar um algoritmo de fácil rastreabilidade para os bots.

Continue a leitura do nosso post para conhecer os principais aspectos envolvidos nas estratégias de marketing da ferramenta SEM. Aproveite.

Planejamento de palavras-chave

O planejamento de palavras-chave é o primeiro item do checklist da ferramenta SEM para criar campanhas de mídia paga de forma assertiva.

Dessa forma, aumentando as chances de alcançar os resultados pretendidos, e de forma mais rápida.

Portanto, cabe aqui considerar o contexto para elencar as palavras-chave mais relevantes, separando-as em grupos ou em unidades.

Haja vista que a ferramenta SEM funciona melhor quando utilizada de forma direcionada para uma palavra-chave única, ou no máximo para um pequeno grupo delas.

SEO – Search Engine Optimization

Considerando que o SEO é parte do conjunto de técnicas e boas práticas da ferramenta SEM, esta etapa não deve ser negligenciada.

Isso porque o SEO é o principal instrumento para fazer a otimização de sites, conteúdos, estrutura de páginas, dentre outras possibilidades.

Sendo por meio do SEO ser possível aumentar o volume das visitas orgânicas, o que também pode representar aumento na receita de vendas, mas com prazos maiores.

Portanto, o SEO é tido como um fator com potencial sem igual para viabilizar a otimização das SERPs, ou páginas de resultados dos sites de buscas.

Links patrocinados

Os links patrocinados, por sua vez, é a proposta final da ferramenta SEM, quando todos os critérios do marketing digital para motores de busca foram cumpridos.

Assim, tornando viável investir recursos financeiros em links patrocinados, tendo em vista um alto retorno como recompensa.

Para isso, existem várias opções de publicidade dentro das plataformas de buscas. No Google Ads, por exemplo, estão disponíveis modalidades, como:

  • PPC – Pay Per Click: sendo essa uma modalidade de publicidade cujo pagamento é proporcional ao número de cliques no link patrocinado;
  • Área de inclusão paga: neste caso, é necessário pagar um determinado valor para ter o link patrocinado exibido em diretórios ou em sites relacionados ao assunto pesquisado.

Apesar da possibilidade de retorno do investimento em links patrocinados ser alta, isso só é possível quando a estratégia de marketing está bem fundamentada.

Vantagens da ferramenta SEM

As vantagens da ferramenta SEM dizem respeito a fatores, como:

  • Maior alcance do público-alvo;
  • Atração de consumidores que ainda não conhecem seu produto ou marca;
  • Aumento na receita de vendas;
  • Eleva o nível de tráfego qualificado para o site, blog, loja virtual etc.

Em tempo, tão importante quanto aplicar corretamente as estratégias de marketing, avaliar as métricas de desempenho também é fundamental.

Conclusão

Finalmente, neste post vimos de forma objetiva e breve o que é a ferramenta SEM e o seu funcionamento.

Por isso, convidamos você a continuar acompanhando o nosso blog para ter acesso a novos conteúdos sobre este e outros assuntos relacionados ao marketing digital.

Esperamos ver você aqui novamente, até breve. 

Classifique nosso post
Compartilhar:
Picture of Nicole Rozeno
Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Get free tips and resources right in your inbox, along with 10,000+ others
Recomendado para você
O SEO é um conjunto de boas práticas que podem…