O SEO é um conjunto de boas práticas que podem ser utilizadas em sites e páginas web com a finalidade de alcançar as primeiras posições em sites de buscas.
Para isso, é necessário conhecer todos os elementos envolvidos no processo de otimização de mecanismos de pesquisa e garantir que o site funcione bem.
Pensando nisso, no post de hoje apontaremos 6 itens básicos de SEO que aumentam as chances de um site ser encontrado nos mecanismos de pesquisa. Confira a seguir.
Índice
Toggle1 – Sitemap
O uso do sitemap contribui para que o site possa ser encontrado nas páginas de busca, tendo em vista que ele orienta os mecanismos de busca quando houver a existência de páginas novas ou atualizações.
2 – Renderização e indexação
Para fins de renderização e indexação de páginas, é recomendado manter acesso livre ao JavaScript, à CSS e aos arquivos de imagem utilizados no site.
Assim, permitindo que os bots rastreadores visualizem os conteúdos da mesma forma que os demais usuários.
Portanto, caso seja necessário utilizar arquivos robots.txt para bloquear informações confidenciais, não é interessante incluir tais elementos, pois isso pode prejudicar a renderização e a indexação de conteúdos relevantes.
3 – Títulos
Os títulos do site são os primeiros a serem visualizados pelos usuários, por isso, existe uma série de critérios a serem cumpridos para torná-los atrativos.
Para isso, os conteúdos do elemento <title> devem ser criados tendo sempre em mente boas práticas de SEO, como por exemplo:
- Descrições precisas dos conteúdos das páginas;
- Criação de <titles> exclusivas para cada página do site;
- Elaboração de <titles> curtas e descritivas.
Assim, a intenção é aumentar as chances de um conteúdo ser relevante para os usuários, e ao mesmo tempo, facilitar o seu rastreamento.
4 – Tags e metadescrição
As tags e metadescrição são importantes elementos que compõem o conjunto de boas práticas de SEO que não podem faltar em nenhum site.
Isso porque estes recursos visam fornecer as informações que mais se aproximam com a intenção de busca do usuário.
Assim, garantindo a exibição do snippet quando os bots rastreadores não localizarem outro trecho mais adequado para exibir nos resultados da pesquisa.
5 – URLs
Fazer uso de URLs exclusivas também é uma boa prática de SEO a ser utilizada na construção de um site.
Nesse sentido, o ideal é criar URLs diferentes para cada tipo de conteúdo existente no site, a fim de viabilizar o rastreamento e a indexação das páginas.
6 – Conteúdo otimizado
Por fim, o conteúdo otimizado é considerado o fator de SEO que mais influencia no desempenho de um site.
Sendo, portanto, uma boa prática investir em conteúdo atraente e útil para postar em blogs, redes sociais, fazer envio de newsletter, dentre outros meios de comunicação.
Além disso, a combinação entre conteúdos interessantes e a boa experiência ao usuário, não só favorecem o bom desempenho do site, como também promovem uma boa reputação para a marca.
Em tempo, considerar cada uma das boas práticas de SEO e aplicá-las com diligência contribui sobremaneira para ter êxito nos negócios digitais.
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