O papel do social media é fundamental nas estratégias de marketing digital, tendo em vista as oportunidades que as plataformas digitais oferecem.
Em outro sentido, também é comum o termo social media ser utilizado para fazer referência ao profissional que gerencia as redes sociais.
Por isso, neste post vamos falar do papel do social media nestes dois aspectos. Continue a leitura até o final e entenda melhor este tema. Bom proveito.
Índice
ToggleSocial media: conjunto de plataformas digitais
Conceitualmente, social media é um conjunto de plataformas digitais que são utilizadas para armazenar uma ampla variedade de conteúdos.
Portanto, podem ser classificadas como social media diversos tipos de plataformas, como por exemplo:
- Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, dentre outros canais cujo propósito é conectar pessoas;
- Redes profissionais ou empresariais: como as comunidades existentes na intranet;
- Colaborativas: permitindo partilhar e editar conteúdo em rede;
- Jogos sociais: para jogos nas plataformas sociais;
- Partilha de media: utilizada para partilhar fotos, vídeos, áudios e outros formatos de mídias digitais;
- Fórum de discussão: para promover o debate de ideias e troca de informações;
- Blogs: plataforma amplamente utilizada para publicação de conteúdos escritos, como posts e artigos.
Essas social media são as mais populares, mas ainda existem outras plataformas digitais, cada qual desenvolvida para diferentes objetivos no mundo digital.
Papel do social media como as pessoas conhecem
Por questões práticas, o termo social media passou a ser utilizado para fazer menção à figura do gestor de redes sociais.
Neste caso, o social media/gestor de redes sociais é o profissional responsável por executar diversas tarefas a fim de atingir resultados no digital.
Para isso, o social media elabora uma estratégia específica para cada tipo de plataforma, considerando suas características, bem como o público que ali circula.
Portanto, é fundamental que o social media/gestor de redes sociais saiba enxergar as oportunidades de comunicação em favor dos seus objetivos.
Nesse sentido, este profissional é responsável por colocar em prática tarefas, como:
- Definição de objetivos;
- Busca de recursos;
- Conhecer o público-alvo;
- Criar a persona ideal;
- Escolher a plataforma digital mais adequada;
- Fazer o planejamento de conteúdo;
- Produzir e postar conteúdos;
- Analisar e monitorar as métricas dos anúncios;
- Sondar os concorrentes etc.
Além disso, o social media/gestor de redes sociais também é responsável por identificar possíveis falhas visando otimizar as estratégias futuras.
Marketing digital e social media sempre andam juntos
Sendo o objetivo do marketing digital o de criar estratégias para atrair novos negócios, ampliar redes de relacionamento e promover marcas, o social media é sua área de trabalho.
Sabendo que a internet está cada vez mais se popularizando pelo mundo afora, é muito sensato adotar estratégias de negócios dirigidas para o público online.
Portanto, é inevitável falar de marketing digital sem falar também do social media, tanto no contexto da comunicação, quanto na execução das estratégias pelo gestor de redes sociais.
Conclusão
Finalmente, esperamos que você tenha uma visão mais clara sobre a relação intrínseca entre o papel do social media e o marketing digital, após ter lido este post até o final.
E se precisar da gente, já sabe. É só clicar aqui e conversar com a nossa equipe comercial. Será um prazer falar com você.
Até breve!
Fonte: Livro digital Redes sociais 360