O papel do social media no marketing digital e na gestão de redes sociais

O social media tem um papel fundamental nas estratégias de marketing digital, tendo em vista as oportunidades.
O Papel Do Social Media No Marketing Digital E Na Gestao De Redes Sociais

O papel do social media é fundamental nas estratégias de marketing digital, tendo em vista as oportunidades que as plataformas digitais oferecem.

Em outro sentido, também é comum o termo social media ser utilizado para fazer referência ao profissional que gerencia as redes sociais.

Por isso, neste post vamos falar do papel do social media nestes dois aspectos. Continue a leitura até o final e entenda melhor este tema. Bom proveito.

Social media: conjunto de plataformas digitais

Conceitualmente, social media é um conjunto de plataformas digitais que são utilizadas para armazenar uma ampla variedade de conteúdos.

Portanto, podem ser classificadas como social media diversos tipos de plataformas, como por exemplo:

  • Redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, dentre outros canais cujo propósito é conectar pessoas;
  • Redes profissionais ou empresariais: como as comunidades existentes na intranet;
  • Colaborativas: permitindo partilhar e editar conteúdo em rede;
  • Jogos sociais: para jogos nas plataformas sociais;
  • Partilha de media: utilizada para partilhar fotos, vídeos, áudios e outros formatos de mídias digitais;
  • Fórum de discussão: para promover o debate de ideias e troca de informações;
  • Blogs: plataforma amplamente utilizada para publicação de conteúdos escritos, como posts e artigos.

Essas social media são as mais populares, mas ainda existem outras plataformas digitais, cada qual desenvolvida para diferentes objetivos no mundo digital.

Papel do social media como as pessoas conhecem

Por questões práticas, o termo social media passou a ser utilizado para fazer menção à figura do gestor de redes sociais.

Neste caso, o social media/gestor de redes sociais é o profissional responsável por executar diversas tarefas a fim de atingir resultados no digital.

Para isso, o social media elabora uma estratégia específica para cada tipo de plataforma, considerando suas características, bem como o público que ali circula.

Portanto, é fundamental que o social media/gestor de redes sociais saiba enxergar as oportunidades de comunicação em favor dos seus objetivos.

Nesse sentido, este profissional é responsável por colocar em prática tarefas, como:

  • Definição de objetivos;
  • Busca de recursos;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Criar a persona ideal;
  • Escolher a plataforma digital mais adequada;
  • Fazer o planejamento de conteúdo;
  • Produzir e postar conteúdos;
  • Analisar e monitorar as métricas dos anúncios;
  • Sondar os concorrentes etc.

Além disso, o social media/gestor de redes sociais também é responsável por identificar possíveis falhas visando otimizar as estratégias futuras.

Marketing digital e social media sempre andam juntos

Sendo o objetivo do marketing digital o de criar estratégias para atrair novos negócios, ampliar redes de relacionamento e promover marcas, o social media é sua área de trabalho.

Sabendo que a internet está cada vez mais se popularizando pelo mundo afora, é muito sensato adotar estratégias de negócios dirigidas para o público online.

Portanto, é inevitável falar de marketing digital sem falar também do social media, tanto no contexto da comunicação, quanto na execução das estratégias pelo gestor de redes sociais.

Conclusão

Finalmente, esperamos que você tenha uma visão mais clara sobre a relação intrínseca entre o papel do social media e o marketing digital, após ter lido este post até o final.

E se precisar da gente, já sabe. É só clicar aqui e conversar com a nossa equipe comercial. Será um prazer falar com você.

Até breve!

Fonte: Livro digital Redes sociais 360

Classifique nosso post
Compartilhar:
Picture of Nicole Rozeno
Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você
Backlinks fazem parte do conjunto de técnicas e boas práticas…