Muitos se questionam se o tráfego orgânico continua sendo importante para fins comerciais no digital.
E a resposta para essa pergunta é: SIM. O tráfego orgânico tem o seu papel nas estratégias de marketing digital e não deve ser deixado de lado.
Continue a leitura deste post até o final e veja a importância desta estratégia para o seu negócio, seja online, seja off-line. Confira.
Índice
ToggleO que é tráfego orgânico?
É o volume de visitas que sites, blogs e demais plataformas digitais recebem, de forma espontânea.
Ou seja, os visitantes desses canais digitais simplesmente acessam os conteúdos gratuitos ali disponíveis, por serem interessantes para eles de alguma forma.
Exemplo: quando uma pessoa quer saber como criar uma loja virtual sem precisar pagar por essa informação, ela recorre à internet.
Para isso, ela insere a palavra-chave na barra de pesquisa, geralmente do Google ou do YouTube, onde se concentra uma grande quantidade de conteúdos ricos e relevantes.
No entanto, as estratégias envolvendo o tráfego orgânico levam mais tempo para gerar resultados, sendo necessário ter constância nas publicações de conteúdos.
Mas diferente do tráfego pago, o orgânico permanece gerando resultados por um bom tempo. Enquanto o anúncio pago só gera resultado mediante investimento.
Todavia, os dois tipos de tráfegos são importantes e podem beneficiar o seu negócio.
3 benefícios do tráfego orgânico
Mesmo tendo bons resultados com tráfego pago, investir em tráfego orgânico continua sendo muito importante.
Veja nos próximos tópicos alguns benefícios de investir em tráfego orgânico.
-
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é de extrema importância para conhecer a fundo as preferências e necessidades do público-alvo.
Sendo por meio dessa estratégia que a marca pode conquistar a confiança da sua audiência e garantir a fidelização de clientes.
Portanto, o marketing de relacionamento é uma das vantagens de investir em tráfego orgânico.
-
Escalabilidade
A escalabilidade de resultados também é um grande motivo para investir em tráfego orgânico, tendo em vista o grande alcance que poderá ter e por um tempo que independe de investimento financeiro.
Por isso, é muito importante investir em conteúdos ricos para atrair o público, pois isso vai ajudar a atrair muitos visitantes para o seu site/blog/loja virtual etc.
E um detalhe importante: o tráfego orgânico é o meio mais viável para conseguir leads qualificados, do ponto de vista econômico.
-
Custo-benefício
O custo-benefício também é um grande atrativo do tráfego orgânico, pois exige baixo investimento, e só é feito uma vez.
Exemplo: para publicar um conteúdo no blog do seu site, você só vai precisar pagar para um redator SEO escrever o post/artigo para você.
Isso se você não tiver habilidade para a escrita e nem tiver interesse em aprender as técnicas e boas práticas de SEO para criar um material rico e relevante.
Ou seja, fazendo esse único investimento você continuará colhendo bons resultados ainda por muito tempo, pois a vida útil de um artigo de blog dura em média um ano.
Enfim, investir em tráfego orgânico pode ser muito rentável para o seu negócio em diversos aspectos.
Clique aqui e converse com um especialista em tráfego orgânico e leve todos esses benefícios para a sua empresa também.