A era da tecnologia da informação mudou a forma de fazer comunicação profissional, tendo em vista a chegada da internet e a invenção dos celulares e correios eletrônicos.
Hoje, toda forma de se comunicar é 100% aproveitada dentro das corporações e fora delas. Basicamente, ninguém mais vive sem celular e sem internet.
No entanto, independente dos meios, a linguagem é um importante elemento a ser considerado no planejamento de comunicação profissional das organizações.
Visto que a linguagem também compreende aspectos comportamentais do grupo, como tolerância, flexibilidade, empatia, cordialidade e respeito pelo outro.
Por isso, cuidar da comunicação profissional de uma empresa é muito mais que ser omnichannel, vindo em primeiro lugar, a valorização humana.
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ToggleCultura organizacional
A comunicação profissional está intrinsecamente ligada à cultura organizacional da empresa.
A cultura organizacional, por sua vez, compreende um conjunto de comportamentos, normas, códigos formais e informais praticados por todos do grupo.
No entanto, o processo de implantação ou mudança da cultura organizacional depende de uma comunicação clara, simples e objetiva para sua efetivação.
Dessa forma, todos os colaboradores poderão assimilar a necessidade em desempenhar um comportamento adequado, de forma a contribuir com a proposta da empresa.
Sendo a valorização da marca a principal vantagem competitiva nos tempos atuais, conforme Marcélia Lupetti aponta em um dos seus livros.
Diante disso, a comunicação profissional assume lugar de destaque nas estratégias de todos os processos da empresa.
Para isso, é necessário desenvolver um trabalho de divulgação integrada de todas as ações a todos os públicos de interesse da organização.
Nesse sentido, a comunicação profissional é de alta relevância, inclusive, para as estratégias de marketing.
A comunicação profissional e o marketing
A comunicação profissional anda lado a lado com o marketing, no sentido de comunicar a proposta de valor da empresa para o seu público de interesse.
Haja vista que o marketing tem por definição, ser a prática de um conjunto de atividades, as quais são valorizadas por uma determinada sociedade.
Para autores como Yanaze, os resultados obtidos em todos os processos organizacionais são responsabilidades de toda a organização.
Logo, o autor enxerga o marketing sob uma ótica sistêmica, tendo uma função organizacional e uma série de processos que beneficiam, tanto a organização quanto os seus stakeholders.
Por isso, a comunicação profissional se faz necessária nos processos de criação, de comunicação, de entrega de valores aos clientes e de gerenciamento do relacionamento com o cliente.
Comunicação profissional como ferramenta estratégica
Na gestão da comunicação profissional, a estratégia é entendida como sendo ações planejadas e executadas com base em:
- Análise ambiental interna e externa;
- Pontos fortes e fracos da organização;
- Ameaças e oportunidades do mercado;
- Diagnóstico de comunicação;
- Públicos envolvidos;
- Objetivos de comunicação determinados;
- Posicionamento estratégico e específico da gestão da comunicação.
Tendo isso em mente, o desenvolvimento de estratégias na comunicação mercadológica envolve ações planejadas para cada público envolvido no processo.
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