Comunicação profissional como ferramenta de gestão

A era da tecnologia da informação mudou a forma de fazer comunicação profissional, tendo em vista a chegada da internet e a invenção dos...
Comunicacao Profissional Como Ferramenta De Gestao

A era da tecnologia da informação mudou a forma de fazer comunicação profissional, tendo em vista a chegada da internet e a invenção dos celulares e correios eletrônicos.

Hoje, toda forma de se comunicar é 100% aproveitada dentro das corporações e fora delas. Basicamente, ninguém mais vive sem celular e sem internet.

No entanto, independente dos meios, a linguagem é um importante elemento a ser considerado no planejamento de comunicação profissional das organizações.

Visto que a linguagem também compreende aspectos comportamentais do grupo, como tolerância, flexibilidade, empatia, cordialidade e respeito pelo outro.

Por isso, cuidar da comunicação profissional de uma empresa é muito mais que ser omnichannel, vindo em primeiro lugar, a valorização humana.

Cultura organizacional

A comunicação profissional está intrinsecamente ligada à cultura organizacional da empresa.

A cultura organizacional, por sua vez, compreende um conjunto de comportamentos, normas, códigos formais e informais praticados por todos do grupo.

No entanto, o processo de implantação ou mudança da cultura organizacional depende de uma comunicação clara, simples e objetiva para sua efetivação.

Dessa forma, todos os colaboradores poderão assimilar a necessidade em desempenhar um comportamento adequado, de forma a contribuir com a proposta da empresa.

Sendo a valorização da marca a principal vantagem competitiva nos tempos atuais, conforme Marcélia Lupetti aponta em um dos seus livros.

Diante disso, a comunicação profissional assume lugar de destaque nas estratégias de todos os processos da empresa.

Para isso, é necessário desenvolver um trabalho de divulgação integrada de todas as ações a todos os públicos de interesse da organização.

Nesse sentido, a comunicação profissional é de alta relevância, inclusive, para as estratégias de marketing.

A comunicação profissional e o marketing

A comunicação profissional anda lado a lado com o marketing, no sentido de comunicar a proposta de valor da empresa para o seu público de interesse.

Haja vista que o marketing tem por definição, ser a prática de um conjunto de atividades, as quais são valorizadas por uma determinada sociedade.

Para autores como Yanaze, os resultados obtidos em todos os processos organizacionais são responsabilidades de toda a organização.

Logo, o autor enxerga o marketing sob uma ótica sistêmica, tendo uma função organizacional e uma série de processos que beneficiam, tanto a organização quanto os seus stakeholders.

Por isso, a comunicação profissional se faz necessária nos processos de criação, de comunicação, de entrega de valores aos clientes e de gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Comunicação profissional como ferramenta estratégica

Na gestão da comunicação profissional, a estratégia é entendida como sendo ações planejadas e executadas com base em:

  • Análise ambiental interna e externa;
  • Pontos fortes e fracos da organização;
  • Ameaças e oportunidades do mercado;
  • Diagnóstico de comunicação;
  • Públicos envolvidos;
  • Objetivos de comunicação determinados;
  • Posicionamento estratégico e específico da gestão da comunicação.

Tendo isso em mente, o desenvolvimento de estratégias na comunicação mercadológica envolve ações planejadas para cada público envolvido no processo.

Quer ter uma gestão de comunicação profissional em sua empresa? Se a sua resposta é sim, a Sagy Marketing pode te ajudar. Clica aqui e fale conosco.

Será um prazer ajudar você.

Classifique nosso post
Compartilhar:
Picture of Nicole Rozeno
Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você
Confira neste post 3 dicas para aumentar as vendas do…