Copywriting é uma das ferramentas mais potentes para trazer notoriedade para a marca de uma empresa.
Sendo por meio das técnicas de copywriting, que uma simples frase com três palavras, pode impactar sobremaneira seus leitores.
Por isso, ela é tão utilizada por grandes marcas, como a Nike, Dove, Coca-Cola, e tantas outras empresas reconhecidas no mundo todo.
Continue lendo este post até o final e inspire-se com as técnicas de copywriting para criar frases de efeito e escrever textos criativos e únicos. Aproveite!
O que é copywriting?
Conceitualmente, copywriting é um modo de utilizar as palavras, criar frases e textos, utilizando um conjunto de técnicas de escrita com foco total na persuasão.
Para isso, podem ser levados em conta diversos elementos, como por exemplo:
- Gatilhos mentais;
- Afeição;
- Emotividade;
- Verbos no imperativo;
- Conexão;
- Storytelling;
- Prova social;
- Identificação etc.
Diante de tantas possibilidades, o copywriting é considerado tão importante nas estratégias de marketing de conteúdo, podendo ser aplicado em diferentes ocasiões.
Copywriting na prática
Veja alguns exemplos da utilização das técnicas de copywriting aplicadas em textos publicitários de algumas marcas renomadas e reconhecidas em seu segmento.
Nike
A Nike é uma das marcas de calçados e artigos esportivos, favorita de muitos. Contudo, ela também é reconhecida por suas propagandas icônicas.
O exemplo mais emblemático disso é a campanha do seu próprio slogan: “ Just do it”, que em tradução livre significa “simplesmente faça”.
Polêmicas à parte, quanto à fonte de inspiração da curta frase, essas três pequenas palavras foram capazes de comover pessoas ao redor do mundo.
Com isso, a marca que ainda lutava pela supremacia no mundo esportivo, à época, teve um salto no seu lucro de $887 milhões para $24 bilhões.
Neste caso, a Nike apostou em afetividade, conexão e identificação, incentivando pessoas comuns a se tornarem atletas, profissionais ou não.
Dove
Dove é uma grande marca de sabonete, sendo também um ícone em seu segmento e por investir em campanhas publicitárias que encantam o público feminino.
Sendo umas das suas principais ações de copywriting, o uso do storytelling para gerar afeição, conexão e identificação com o seu público.
Sem dúvidas, a marca Dove é lembrada por produzir comerciais em que eleva a beleza das mulheres para um nível muito além da simetria e padrões culturais.
Coca-Cola
Quem no Brasil e no mundo não pensa naquele velhinho de barba branca e vestido de vermelho, junto às suas renas e àqueles enormes caminhões iluminados?
Pois é. Por muito tempo ficamos condicionados ao consumo do refrigerante em épocas natalinas, o que rendeu inúmeras ações de marketing e muitos lucros para a Coca-Cola.
Isso aconteceu pelo “peso emocional” que a gigante do refrigerante conseguiu embutir no consumo da coca-cola, em especial.
Dessa forma, as pessoas buscavam encontrar na bebida, a oportunidade de vivenciar momentos prazerosos em reuniões de família ou com amigos.
Sendo, portanto, a Proposta Única de Valor, umas das técnicas de copywriting muito bem aplicada nos comerciais da Coca-Cola.
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