A criação de logo de forma amadora é furada, é um assunto muito sério que envolve identidade da marca, bem como a sua reputação perante o público.
Portanto, este é um trabalho que cabe ao designer. Isso porque este profissional é capacitado e possui o know-how necessário para criar a sua logomarca.
Em outras palavras, o designer sabe utilizar a forma, o desenho, a cor, e o slogan que melhor representa a sua marca.
Onde tudo é pensado com base em conhecimento, conceitos, expertise e técnicas avançadas. Além de emprestar conceitos da psicologia e da língua portuguesa.
Diante disso, criar o logotipo da sua empresa por conta própria pode ser muito arriscado se as suas referências forem aleatórias e sem nenhuma base técnica.
Índice
ToggleCriação de logo: a importância de conhecer a história de uma marca
A criação de logo deve considerar elementos históricos, psicológicos e semânticos para surtir o resultado pretendido.
Os empresários mais experientes sabem muito bem o valor de se conhecer tais elementos, principalmente a história por trás de uma marca.
Afinal de contas, eles sabem que para se tornar uma referência em seus segmentos é preciso pensar em muitos detalhes fundamentais.
E a marca empresarial é um deles, pois é a representação visual daquilo que se pretende fixar na mente dos seus consumidores.
Também sabemos que um simples rabisco pode dizer muito mais que uma propaganda de 2 minutos.
Tal afirmativa é comprovada pelos cases de sucesso das marcas Coca-Cola, Nike e Adidas, por exemplo.
Isso porque já tivemos a oportunidade de experimentar seus produtos, e por ter nos agradado, tornamos a consumi-los por ter a certeza de que seremos saciados.
Mas para isso, também é preciso oferecer um excelente produto, e saber construir uma boa reputação no mercado.
Consideradas tais ponderações, a logomarca torna-se um valioso ativo patrimonial da empresa.
Criação de logo: aspectos a observar
A criação de logo envolve alguns aspectos que devem ser observados. Fazendo isso, evita que diversos erros considerados primários sejam cometidos.
Considerando que um logotipo é feito com desenhos e textos, é preciso seguir alguns critérios básicos.
A começar pela correta disposição dos elementos dentro da logomarca, portanto, essa disposição nunca deve ser feita de forma aleatória e sem alguma intenção.
A tipografia também deve seguir um padrão, o recomendado é que ele seja uniforme. Ou seja, não é bom misturar fontes.
Além disso, é preciso cumprir o checklist da logomarca de sucesso. Veja como:
- Pesquisar referências renomadas;
- Ter conhecimento aprofundado dos conceitos teóricos de design;
- Saber aplicar os conceitos da psicologia das cores;
- Entender de semiótica, entre outros.
Além desses elementos, existem vários outros que são igualmente importantes e devem ser observados.
Conclusão
Enfim, a criação de logo de forma amadora é furada envolve alta carga de sentimentalismo e emoções de forma a impactar positivamente a sua clientela.
Portanto, esta é uma tarefa que não pode ser negligenciada, e uma forma de resolver isso é delegá-la a um designer.
Dessa forma, você terá a segurança e tranquilidade de que a sua marca será representada em uma logomarca que causa boas sensações nas pessoas.
Então, se precisar de serviços profissionais de um designer, conte com a Sagy Marketing.
Quer falar conosco? Clique no botão abaixo e agende uma reunião.