Decidir ter um site profissional é o primeiro passo em direção ao próximo nível nos negócios, porém, essa decisão gera algumas dúvidas.
Entenda os 5 motivos para não usar um criador de site.
Algo perfeitamente normal, já que ninguém está aqui para deixar dinheiro na mesa, ou só para seguir receita de bolo.
E entender os 4 motivos para criar um site profissional envolve estratégia de marketing, além do conhecimento técnico, isso já é um bom começo.
Portanto, considerar estes fatores evita problemas futuros com o carregamento da página, ou ausência de responsividade, por exemplo.
Então, confira algumas dicas para ter um site profissional de alta performance e leia também: Por que ter um site é importante para os negócios?.
Índice
Toggle1. Domínio
Para desenvolver um site profissional funcional e ágil é preciso saber escolher um domínio adequado ao seu produto ou serviço.
Feita esta ponderação, você já pode ir pensando no nome do seu site. Para isso, é bom considerar que ele precisa ser fácil para lembrar e para digitar.
E um bom exemplo de domínio poderia ser: perfumesimportados + [o seu nome ou o nome da sua localidade].
Ou seja, um bom domínio é aquele que evidencia o seu negócio, e que facilite ele ser encontrado pelo público-alvo.
2. Servidor e hospedagem de site
O servidor é o local onde estarão armazenados todos os conteúdos que você disponibilizar em seu site.
Portanto, os textos, imagens, vídeos e fotos, e tudo o que for postado no site, deverá ter um espaço reservado para armazená-los com segurança.
E para isso, existem tipos de servidores com hospedagens diversificadas, como por exemplo:
- Hospedagem compartilhada;
- Virtual Private Server (VPS);
- Hospedagem na nuvem;
- Servidor dedicado.
Dito isso, basta escolher a opção mais adequada, levando em conta a capacidade de armazenamento e a velocidade de tráfego.
3. Plataforma de criação ou tipo de programação
A escolha da plataforma impacta diretamente na funcionalidade do site, por isso, é bom conhecer os recursos oferecidos em cada uma das opções.
Algumas possuem estrutura completa e com acesso irrestrito a todas as ferramentas e soluções. Veja algumas delas:
- WordPress (também oferece versão gratuita);
- Squarespace;
- Wix (também oferece versão gratuita);
- Kirby;
- Webnode;
- Blogpress;
- Linkedin;
- Blogger;
- Tumblr.
Embora algumas versões sejam gratuitas, como o WordPress e o Wix, o mais recomendado são as versões pagas.
Além disso, também é recomendável delegar esta tarefa para um profissional habilitado e que manje sobre o assunto.
Afinal, estamos falando sobre a reputação da sua empresa no ambiente digital, um universo quase infinito, seja para o sucesso, seja para o fracasso.
4. Gestão do site
A gestão do site é necessária para colocá-lo no ar, e também para fazer a otimização e a indexação da página.
Esta tarefa também exige o conhecimento aprofundado de SEO, pois isso viabiliza o acesso facilitado aos motores de busca ao seu site ou blog.
5. Gestão de conteúdo
Na gestão de conteúdo é feito o monitoramento da estratégia de marketing adotada, isso é o que norteará a nutrição do site com conteúdos relevantes para o público-alvo.
Conclusão
Por fim, considerar esses fatores é importante para criar um site profissional que seja funcional, responsivo e que atenda aos propósitos nos negócios.
Portanto, contrate profissionais especializados para ajudá-lo nesta importante missão.