O engajamento no Instagram é um ótimo indicativo de que os seguidores da página estão gostando dos conteúdos ali publicados.
E quando isso acontece, muitos outros benefícios surgem, que pode ser o aumento nas vendas, ganho de autoridade no segmento, reconhecimento da marca etc.
Então, quando um perfil, comercial ou não, consegue gerar engajamento no Instagram, é preciso saber aproveitar os louros desse feito.
Mas, e quem ainda não chegou lá? Como atingir bons níveis de engajamento no Instagram? É sobre isso que vamos falar neste post. Confira!
Índice
ToggleEstratégia para ter engajamento no Instagram
O Instagram é a quinta rede social que mais cresce no mundo todo, segundo o portal de notícias G1.
E a cada dia, o Instagram tem mostrado ser o canal de comunicação preferido para muitos consumidores e internautas.
Com isso, tornando-se uma ferramenta estratégica para as empresas aumentarem suas vendas, trabalharem o branding e fortalecerem suas marcas.
No entanto, é fundamental conhecer o modo de funcionamento da plataforma para explorar o potencial que ela oferece.
Por isso, veja nos tópicos seguintes os principais pontos estratégicos do Instagram para ter mais engajamento do público.
Definir os objetivos de marketing no Instagram
Definir os objetivos de marketing é o primeiro passo a ser dado, antes mesmo de criar o perfil no Instagram.
Veja alguns exemplos de objetivos de marketing:
- Aumento da autoridade no segmento;
- Aumento do reconhecimento da marca;
- Aumento das vendas;
- Aumento do número de leads;
- Aumento da interação e fidelização da audiência;
- Apresentação/divulgação de produtos e serviços etc.
Além de ter muito bem definidos os objetivos de marketing, também é preciso ter paciência e dedicação, até que os resultados venham.
Conhecer o público-alvo
Para ter o almejado engajamento no Instagram, também é essencial dedicar tempo para conhecer o perfil do público-alvo.
Dessa forma, se apropriando de dados suficientes para construir a persona ideal, pois isso é o que vai ditar o nível de engajamento do público.
Para isso, é preciso criar uma base de dados sólida, a qual pode ser feita por meio de pesquisas junto à audiência.
Criar a estratégia de conteúdo
Para criar a estratégia de conteúdo é importante identificar quais conteúdos geram maior reatividade nos seguidores, tanto as positivas quanto as negativas.
A partir disso, criar conteúdos adequados para a audiência, e que agregue valor à vida e ao dia a dia dos seguidores.
Ter um calendário editorial de conteúdo
O calendário editorial de conteúdo dá um panorama para produzir conteúdos futuros, e permite antecipar o trabalho dos designers, dos redatores, dos analistas de SEO etc.
Além disso, com o calendário editorial pronto, é possível definir a frequência ideal de publicações, bem como o melhor horário para publicar os posts.
Analisar as métricas
Analisar as métricas e avaliar as estatísticas de cada post também é importante para aumentar o engajamento no Instagram.
Isso pode ser feito verificando os resultados das publicações nos feeds, nos stories, das lives realizadas etc.
Enfim, essas foram algumas dicas básicas para conseguir gerar engajamento no Instagram, contudo, muitas outras também podem ser exploradas.
E se você quer ter engajamento no Instagram, mas precisa de ajuda profissional, muito prazer, a Sagy Marketing resolve isso para você.
Clica aqui e saiba como.
Créditos: “E-book: Marketing Digital, por Alexandre Luzzi Las Casas“