O Marketing Digital já é parte do conjunto de ferramentas da gestão eficaz, portanto, deve estar integrado ao plano de ação de toda empresa, mesmo as pequenas.
Sendo o Marketing Digital um investimento relativamente barato, comparado ao marketing tradicional, por isso, todo tipo de negócio pode se beneficiar dele.
Por meio do seu grande conjunto de soluções, é possível fazer estudos de mercado muito mais precisos, contribuindo para a melhora no desempenho das empresas.
Continue a leitura desse artigo e descubra como o marketing digital pode ajudar a sua empresa a ser competitiva no mercado e ter maior lucratividade. Confira.
Índice
ToggleO que é Marketing Digital?
O Marketing Digital pode ser definido como sendo uma ferramenta de gestão que permite integrar plataformas e as experiências dos clientes, por meio dos mais diversos canais digitais de comunicação.
Dessa forma, dando a oportunidade às empresas de melhorarem a sua forma de interagir e se relacionar com clientes e futuros clientes.
Haja vista que o marketing digital compreende a busca por conhecer as necessidades dos consumidores, servindo como base para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam tais demandas.
Para isso, são empregadas estratégias para serem aplicadas exclusivamente em canais de comunicação digital, como por exemplo:
Além disso, o marketing digital também pode se utilizar de ferramentas como o Google Ads, para auxiliar as empresas a comercializar seus produtos e serviços com maior efetividade.
Para isso, se utilizando de palavras-chaves sugeridas pela ferramenta, as quais podem representar o interesse do público por determinada solução.
Mix do Marketing Digital
O Mix do Marketing Digital se resume em distribuir a solução certa, no lugar certo, na hora certa, para a pessoa certa e pelo preço certo.
Para isso, é necessário colocar em prática os chamados 8 Ps do marketing digital, que compreende elementos, como:
- Pesquisa;
- Planejamento;
- Produção;
- Publicação;
- Promoção;
- Propagação;
- Personalização;
- Precisão.
Com base nisso, a organização tem melhores condições de ser bem sucedida diante de um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores ultra conectados.
8 Ps do Marketing Digital
Diante de um mundo globalizado e da necessidade das pessoas em se manterem conectadas o tempo todo, o jeito de fazer negócios mudou.
Agora, por meio dos 8 Ps do marketing digital, é possível alcançar públicos maiores e mais qualificados, com isso, multiplicando os resultados com vendas.
Entenda melhor cada um deles nos próximos tópicos.
1 – Pesquisa
O primeiro P do marketing digital se refere à Pesquisa, que é feita por meio do estudo do comportamento dos consumidores.
Tal etapa consiste na definição de perfil do público-alvo e da forma como ele se comporta nos canais digitais ou na internet.
2 – Planejamento
O segundo P do marketing digital é o Planejamento, que tem como estratégia identificar o canal de comunicação digital que apresenta maior engajamento do público consumidor.
A etapa do Planejamento também permite identificar clientes em potencial, por meio da análise do seu estágio na jornada de compra.
3 – Produção
O terceiro P do marketing digital é a Produção, fase em que é decidido quais conteúdos serão distribuídos para promoção da marca e dos produtos e serviços.
Portanto, nessa etapa podem ser utilizadas ferramentas, como:
- E-mail marketing;
- Blogs;
- Redes sociais;
- YouTube etc.
Se possível, é recomendado utilizá-las de forma integrada, com o propósito de alcançar resultados ainda melhores.
4 – Publicação
A Publicação é a etapa onde são publicados os conteúdos, conforme o processo de seleção de conteúdo e mídias da etapa anterior.
Neste momento, é importante que os conteúdos já estejam otimizados com as técnicas e boas práticas de SEO, a fim de atender, o máximo possível, aos critérios de busca dos consumidores.
5 – Promoção
A Promoção envolve a adoção de estratégias de marketing digital, bem como a produção e a divulgação de conteúdos virais.
Portanto, este é o momento de elaborar e disseminar as campanhas promocionais:
- Nas redes sociais;
- Por e-mail marketing;
- Ou por meio de links patrocinados.
6 – Propagação
O P da Propagação tem a ver com a escolha das redes sociais mais adequadas para propagar os conteúdos produzidos na etapa anterior.
Nesse sentido, é fundamental que tais conteúdos sejam previamente analisados para verificar se há real relevância para o público-alvo.
7 – Personalização
O P da Personalização diz respeito à etapa onde é feita a customização da mensagem a ser comunicada, conforme a segmentação do público-alvo.
Nessa etapa podem ser colocadas em prática as estratégias de marketing de relacionamento, para fins de fidelização de clientes.
Para isso, é essencial definir:
- Qual a linguagem mais adequada para cada público-alvo;
- Quais estratégias de marketing são pertinentes para cada ação;
- O tipo de produto, solução ou serviço que o público-alvo precisa.
Sendo o marketing de relacionamento uma forma eficaz, não só para fidelizar clientes, como também para gerar maior engajamento do público nas postagens em redes sociais, principalmente.
8 – Precisão
Por fim, a Precisão é o oitavo e último P do marketing digital e diz respeito à coleta de dados e análise de informações acerca das estratégias já executadas.
Sendo objetivo das métricas do marketing digital oferecer maior precisão na elaboração de estratégias, elas servem como norte para orientar e reduzir possíveis falhas em planejamentos futuros.
Com a ajuda da internet, existem ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Facebook Insights, que permitem coletar e interpretar os dados resultantes de campanhas já executadas, ou em execução.
Estratégias do Marketing Digital
As estratégias do Marketing Digital estão cada vez mais presentes nos ambientes de negócios, seja qual for o porte da empresa.
E a explicação para isso é o fato de o marketing digital possibilitar atrair aqueles consumidores que fazem uso da internet para buscar soluções para as suas necessidades.
Portanto, as empresas que já perceberam a força da web, reconhecem o alto valor das estratégias de marketing digital para os negócios, seja online ou off-line.
Sendo a internet de fácil acesso para a maioria dos públicos, ela atende eficazmente aos interesses estratégicos das empresas de todos os portes, sendo alguns deles:
- Criação de campanhas online pagas;
- Distribuição gratuita de conteúdos nas redes sociais;
- Criação de anúncios pagos etc.
Embora as estratégias de marketing digital exijam menores investimentos financeiros, isso não significa que os seus resultados não possam ser muito superiores ao esperado.
No entanto, é importante ter sempre em mente que, independente do método, os resultados também dependem da verba investida, de prazos e objetivos do negócio.
Estratégias de marketing digital na prática
Desenvolver estratégias de marketing digital assertivas requer um conhecimento sólido acerca das características do universo digital.
Nesse sentido, é fundamental ter pleno entendimento dos fatores que o envolvem, tais como:
Segmentação de público: o meio digital possui mecanismos que viabilizam a segmentação do público, permitindo direcionar as estratégias de marketing digital para a pessoa certa;
Agilidade: no meio digital as coisas acontecem de forma muito rápida, e isso pode favorecer o alcance de uma campanha online, conforme o interesse estratégico;
Investimento: o investimento em ações de marketing digital é acessível a qualquer empresa. Para ter um anúncio pago na plataforma do Google Ads, por exemplo, é o anunciante quem decide quanto quer investir, até quando investir e quando aumentar o lance;
Interação: uma característica singular do meio digital é a oportunidade que a empresa tem de criar um relacionamento mais próximo com o seu consumidor. A partir dessa interação é possível acessar as principais métricas do marketing digital;
Métricas: as métricas são obtidas por meio de ferramentas que permitem consultar a quantidade de cliques e conversões de cada anúncio, servindo como bússola para o planejamento de estratégias futuras.
Com base nisso, já é possível alcançar resultados mais efetivos com a prática das estratégias de marketing digital.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta econômica e muito eficaz para as estratégias de marketing digital.
Sendo econômica porque não necessita ter gastos com papel e nem com veículos de comunicação para o seu envio.
E sendo eficaz porque é um canal de comunicação que toda pessoa tem, o qual costuma ser consultado várias vezes ao dia.
Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta muito conveniente para os objetivos de marketing, uma vez que permite:
Mensurar o retorno das ações de marketing com maior eficiência;
Identificar a origem dos leads que chegam ao canal de comunicação da empresa.
Mais barato que os custos com as redes sociais, o e-mail marketing não deixa nada a desejar em critérios de eficácia e nem em recursos de mídias.
Landing pages
As landing pages são páginas customizadas inseridas nos sites institucionais das empresas, com a finalidade de aumentar a conversão de clientes e gerar leads.
Por isso, a landing page é uma ferramenta muito importante para as estratégias de marketing digital.
Haja vista que a taxa de conversão originária de uma landing page costuma ser superior às demais páginas do site.
Funciona assim: quando o internauta clica no link do resultado de pesquisa sugerido pela página de busca, primeiro, ele é direcionado para a landing page.
Dessa forma, a intenção é encorajar o internauta a praticar a ação desejada, conforme explicitado na landing page.
Geralmente, as landing pages são utilizadas como meios de coletar dados ricos dos usuários, por meio do preenchimento de cadastros e formulários.
Em troca, a marca disponibiliza acesso a conteúdos gratuitos, podendo ser um e-book com alguma temática relevante para o visitante.
Por isso, é importante que a landing page contenha:
Informações claras e objetivas;
Visual atrativo;
Textos impactantes e de fácil entendimento.
Ao mesmo tempo, é preciso deixar fácil o acesso para as outras páginas, caso o visitante queira continuar navegando pelo site.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é considerada a ferramenta-chave para as estratégias de marketing digital, uma vez que entrega material rico para o usuário.
Por esse motivo, exige investimentos maiores por parte da marca, pois demanda mais tempo e atenção para criar os conteúdos.
Inbound marketing
O inbound marketing ou marketing de atração é uma técnica utilizada para engajar consumidores, por meio da distribuição de conteúdos atrativos e relevantes.
Neste caso, tais conteúdos funcionam como iscas para atrair a atenção do consumidor e direcioná-lo para uma plataforma da marca.
A partir disso, o usuário fornece, espontaneamente, seus dados, permitindo à marca ter maiores chances de fechar a venda mais rapidamente.
Haja vista que o inbound marketing compreende 4 fases, a saber:
- Atração do target por meio de conteúdo relevante;
- Conversão do target em lead;
- Fechamento da venda;
- Estabelecimento de uma relação de longo prazo com o consumidor.
Com base nisso, podem ser utilizadas ferramentas integradas para esse objetivo, como e-mail marketing, tráfego orgânico e pago, redes sociais etc.
Vantagens do marketing digital para qualquer empresa
São muitas as vantagens que o marketing digital proporciona às empresas, mas as suas ferramentas econômicas são um grande atrativo.
E não importa se é para as pequenas empresas ou para as médias e grandes, pois todas podem se beneficiar do alcance que o marketing digital oferece.
Portanto, por meio das táticas de marketing digital, as pequenas empresas podem multiplicar seus resultados, mesmo investindo pouco em recursos financeiros.
E independente do porte da empresa, o marketing digital pode ser muito vantajoso em virtude de possibilitar maior exatidão na mensuração dos resultados.
Com a ajuda da internet e das soluções tecnológicas, o marketing digital possibilita rastrear o real desempenho de campanhas e anúncios pagos, por exemplo.
Dessa forma, por meio da análise de resultados em tempo real, é possível eliminar dados genéricos e avaliar quais táticas apresentam melhor desempenho.
Na prática, a pequena empresa que investe em postagens nas redes sociais, pode verificar qual conteúdo gerou maior engajamento por parte do seu público.
E a partir disso, concentrar esforços em estratégias com maiores chances de retorno, evitando desperdício de dinheiro com estratégias que não funcionam.
Conclusão
Finalmente, por meio do marketing digital as marcas podem ter melhor desempenho no fechamento de vendas, e por consequência, aumentar suas receitas.
Diante da difusão e da popularização da internet, as pessoas estão consumindo mais e socializando mais por meio dos canais digitais.
Com isso, tornando o marketing digital parte do conjunto de ferramentas de gestão de qualquer empresa.
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