O neuromarketing tem a finalidade de analisar o comportamento dos consumidores no momento de compra.
Nesse sentido, o intuito é compreender o que levou determinada persona a adquirir um produto em detrimento do outro.
O conceito de neuromarketing advém da união dos termos neurologia e marketing. Tendo surgido a partir da ideia de observar as áreas do cérebro ativadas diante de uma publicidade.
Com isso, após o mapeamento cerebral no momento de exposição a estímulos mercantis, ficou mais simples entender o que fazer para influenciar consumidores.
Confira mais sobre o neuromarketing a seguir.
Como o termo funciona atualmente?
Diversos estudos sobre o neuromarketing chegaram a conclusão de que é o subconsciente o responsável por maior parte da decisão de aquisição.
Em razão disso, o neuromarketing evita fazer perguntas diretas sobre a possibilidade de compra de um produto. Afinal, elas serão respondidas com base no consciente, o que seria nada produtivo.
Desse modo, dar aos consumidores opções que influenciam na decisão de compra e diretamente o subconsciente é o que se faz atualmente.
Até mesmo as cores dos produtos são levadas em conta. Por exemplo, as cores vermelho e amarelo comumente conquistam os consumidores que são impulsivos. Por isso grandes empresas alimentícias adotam essas cores.
Quais os principais benefícios do neuromarketing para a sua empresa?
O neuromarketing possui diversos benefícios para a sua empresa. Mas destacamos aqueles que irão te ajudar a decidir implementar as técnicas em suas publicidades.
Dito isso, os pontos positivos são os seguintes:
- Auxiliar na tomada de decisão de compra do seu público;
- Ajuda na criação e desenvolvimento de produtos específicos para seus consumidores;
- Publicidade mais efetiva;
- Experiência do consumidor aperfeiçoada.
Ao estudar a fundo todo o processo que leva um consumidor a comprar um produto ou serviço e não outro, dois benefícios são colhidos de imediato. O primeiro é criar um produto para seu público e o segundo é influenciá-lo a comprar mais facilmente.
Isto acontece devido a empresa descobrir quais são as preferências de grande parte dos seus consumidores.
Por sua vez, como consequência da análise aprofundada do comportamento de compra de seu público-alvo, chega-se aos dois últimos benefícios que elencamos. Isto é, a publicidade efetiva e a experiência do consumidor.
A publicidade eficaz diz respeito ao formato de campanha que mais atrai seus consumidores, com base nas preferências de consumo da sua persona,
Portanto, é de suma importância fazer o estudo da persona para criar as estratégias de marketing certas para o seu público.
Caso contrário, os objetivos de vendas poderão ser frustrados, resultando em um baixo retorno de investimento.
Conclusão
Sendo assim, durante este conteúdo você adquiriu alguns conhecimentos importantes sobre o neuromarketing. Desde o que é esta ciência, como funciona hoje em dia e até os benefícios do seu uso para sua empresa.
Confira o nosso blog, nele você irá acessar a diversos conteúdos como este. Fazendo isso, ficará atualizado sobre os assuntos do nicho de marketing e aumentará cada vez mais os seus conhecimentos.