O que é storytelling?

Storytelling pode ser definida como a capacidade de uma história ser contada por um emissor a fim de persuadir o receptor de uma mensagem.
O Que E Storytelling

De modo bastante simples, a técnica de storytelling pode ser definida como a capacidade de uma história ser contada por um emissor a fim de persuadir o receptor de uma mensagem.

É exatamente neste último ponto em que o storytelling se destaca, isto é, quanto a mensagem que carrega consigo. O intuito da técnica é a promoção de um negócio através da criação de vínculo com o receptor e, por fim, a venda de algo.

A técnica foca em envolver quem recebe a mensagem por meio da persuasão. Assim sendo, não seria o mesmo que o copywriting? Descubra a seguir.

Qual é a diferença entre storytelling e o copywriting?

Embora o storytelling e o copywriting sejam técnicas de escrita que fazem bastante uso de gatilhos mentais persuasivos, eles diferem um do outro.

Ao passo que o storytelling foca na mensagem, na história e em seus detalhes, o objetivo do copywriting é outro. 

Isto é, a escrita persuasiva de uma copy é levar um lead qualificado a realizar uma ação imediata como adquirir um produto, serviço ou simplesmente se inscrever na newsletter de um blog, por exemplo.

Storytelling: importância e benefícios

Como bem se sabe, uma história bem contada sempre gera interação e atenção. Dessa forma, se usada a técnica para promover a criação de uma empresa, logo aumentam bastante as chances da empresa se tornar única para seu público-alvo.

Outro ponto a ser considerado é que o storytelling utiliza a comunicação escrita para falar de algo a partir de um ponto de vista diferente. Portanto, fazendo com que até mesmo um assunto repetitivo se torne interessante outra vez.

Nesse sentido, alguns dos principais benefícios ao criar um storytelling de qualidade são os seguintes:

  • Influenciar seu público-alvo a entrar em uma jornada;
  • Gerar mais identificação do seu público com sua marca;
  • Emocionar a sua audiência;
  • Seduzir a audiência com sutilezas.

Para alcançar estes benefícios é preciso saber quais os elementos essenciais do storytelling. E é sobre isso que iremos falar no próximo tópico.

Elementos essenciais do storytelling

A criação de um storytelling que gera resultados não é um trabalho tão complexo, porém exige perspicácia. 

Por isso, entender seus elementos essenciais e as suas finalidades é fundamental. A saber:

  • Mensagem – É a história e a maneira como ela é contada;
  • Ambiente – Local onde acontecem os eventos. Detalhar bem o ambiente ajuda o interlocutor a embarcar na história;
  • Personagem – Elemento que vive a história e precisa superar conflitos;
  • Conflito – Deve ser difícil e bem elaborado a fim de gerar maior conexão com o público.

Cada um destes fatores precisa ser bem elaborado para que a mensagem não seja apenas contada, mas se mantenha na mente e se conecte bem com seu público.

Conclusão

Finalmente, agregar a técnica do storytelling às estratégias de marketing digital pode gerar resultados surpreendentes.

Para isso, é importante conhecer muito bem as demandas do público-alvo/persona, além de ter um forte bom senso e ética para impactar e não espantar a audiência.

Portanto, fazer o marketing de relacionamento é uma tarefa obrigatória, visto que ele viabiliza maior proximidade com o consumidor.

Continue acompanhando as publicações do nosso blog para aprender a usar as ferramentas do marketing digital e vender mais. Fica com a gente!

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Nicole Rozeno
"Olá! Eu sou Nicole, redatora SEO aqui na Sagy e apaixonada por palavras e entusiasta da otimização de conteúdo online. Com uma caneta sempre pronta e um olhar atento para as tendências digitais, mergulho no universo da escrita para criar conteúdo que não apenas atrai, mas também eleva a visibilidade online. Minha jornada como redatora SEO na era digital envolve a habilidade de transformar conceitos complexos em textos envolventes e amigáveis aos motores de busca. Na constante busca por palavras-chave relevantes e estratégias de otimização, estou comprometida em impulsionar a presença online dos meus clientes. Vamos juntos explorar a arte de contar histórias de forma otimizada e conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa!"

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