A jornada do consumidor e o marketing de conteúdo andam lado a lado. Claro, a partir do momento em que a empresa entende o percurso percorrido pelo cliente até a compra, é possível gerar ainda mais satisfação e transformar os seus clientes em brand lovers.
Por isso, é de suma importância que se a sua empresa deseja ter excelentes resultados em vendas e satisfação, entenda o que é essa jornada e principalmente como trabalhar o desenvolvimento de conteúdos relevantes dentro dela.
Quer saber mais sobre este assunto? Então, apanhe a breve leitura a seguir!
Índice
ToggleEntenda o que é a jornada do consumidor
Jornada do consumidor ou jornada do cliente são nomes dados a um processo de compra que é dividido em etapas. Ou seja, se trata de toda a experiência que o cliente tem, envolvendo a descoberta de um problema até a compra como uma solução para suas dores.
É muito importante que as empresas entendam que não é possível gerar uma necessidade, e sim o desejo sobre algo que o seu cliente precisa. Portanto, ao entender toda essa jornada é possível prever os próximos passos, entender as preferências e concluir o processo de venda com maior eficiência.
O mapeamento da jornada não é simples, pois com o avanço da internet os caminhos percorrido pelos clientes de cada empresa estão se tornado cada vez mais complexos. Mas, existe um segredo por trás de todo e qualquer mapeamento que é a empatia.
Com estratégias penalizadas, ou melhor, conteúdos personalizados e técnicas de vendas é possível personalizar a jornada criando experiências valiosas no processo, a fim de resolver os seus problemas conforme as etapas são vivenciadas.
As etapas da jornada do consumidor
De modo geral, a jornada pode ser definida como um percurso de várias etapas. Mas, existem algumas delas que são comuns para todo e qualquer mapeamento que são elas:
- A descoberta de um problema
- A consideração de uma solução
- A decisão de compra
Como usar essas etapas na produção de conteúdo?
A jornada do consumidor se assemelha muito ao funil de vendas que é muito utilizado nas estratégias de marketing digital. Uma das melhores formas de aplicar todo esse processo na criação de conteúdos relevantes é com o uso de palavras-chave. que podem ser separadas no SEMrush.
Afinal, o uso delas tende a demonstrar o seu domínio sobre determinado assunto e por isso pode definir em qual estágio do funil o seu conteúdo está. Dito isso, as palavras-chave maiores são menos atrativas e por isso são de fundo de funil por serem bem mais específicas.
Sendo assim, as menores são aquelas mais tratativas usadas para as fases de conhecimento. Ou seja, devem trabalhar conteúdos de topo de funil, conteúdos educativos. Por isso, devem ser escritos textos amigáveis sem o tom comercial ou consultivo.
Crie conteúdos relevantes e aumente a sua conversão na jornada do cliente
Agora que você tem a importância de dominar a jornada do consumidor e como ela pode impactar até mesmo no seu ticket médio, chegou a sua vez. Aplique essas dicas nas suas estratégias de marketing digital e veja os resultados!
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de muitas dicas!
O que é a jornada do consumidor?
A jornada do consumidor é o processo que um cliente percorre desde o reconhecimento de uma necessidade até a compra e pós-compra.
Quais são as etapas da jornada do consumidor?
As etapas comuns são: conscientização, consideração, decisão.
Qual é o objetivo da jornada do consumidor para as empresas?
O objetivo é entender as necessidades e comportamentos dos clientes para oferecer experiências relevantes e personalizadas em cada etapa.
Como as empresas podem mapear a jornada do consumidor?
As empresas podem mapear a jornada do consumidor através da coleta de dados, análise de comportamento e feedback dos clientes em diferentes pontos de contato.
Por que é importante acompanhar a jornada do consumidor?
É importante acompanhar para identificar pontos de atrito, oportunidades de melhoria e criar estratégias eficazes para aumentar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas.